"Justiça fiscal" ou "desvantagens do empirismo": uma questão de privilégio - fabricantes e produtores de tabaco na Argentina, 1920-1960
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2008.2.4504Palavras-chave:
Indústria de tabaco, Economias regionais, EmpresasResumo
O objetivo deste trabalho é estudar os perfis que caracterizam a indústria
fumageira argentina, tanto no tocante aos aspectos inerentes à produção de matéria-prima, quanto no de sua manufatura. A proposta é interpretar a permanência de uma atividade econômica definida pelos contrastes fiscais, produtivos e sociais, que não obstante consegue manter-se no tempo como uma “expressão tradicional e prazerosa” – com suas marcas, suas representações, seus sabores – na vida cotidiana dos argentinos. Concentração empresarial, privilégios e conflitos, são os eixos escolhidos para atingir tal propósito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.