Onde está ela?
Música e (in)visibilidades femininas nas páginas d’A Estação (Rio de Janeiro, 1879-1904)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.3.40242Palavras-chave:
Música, Visibilidades, Imprensa FemininaResumo
O estudo parte da análise de duas polcas publicadas como suplementos musicais da revista A Estação (Rio de Janeiro, 1879-1904), uma por um compositor de renome e outra anônima, base para se especular sobre a possível autoria feminina por trás do anonimato. A música como objeto e como tema é contextualizada na própria revista, em diálogo com artigos e narrativas e com a linguagem visual da mesma. Partindo-se do conceito de imagéité proposto por Jacques Rancière, discute-se a articulação entre o visível e o legível, ao que se soma o audível, tendo em conta as 29 composições ali publicadas. Em seguida aborda-se o tema das visibilidades femininas, entendidas a partir das representações de figuras de mulheres nas capas de algumas das partituras e da exposição pública das compositoras de sete músicas. Discute-se também a invisibilização posterior dessas mulheres, tomando-se por base a crítica feminista à musicologia tradicional, que hiperdimensiona o repertório “sério” em detrimento das danças de salão.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Um homem célebre. In: ASSIS, Machado de. Várias histórias. Rio de Janeiro: W. M. Jackson, 1942. p. 61-79.
BERGER, John. Modos de ver. Tradução de Lucia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 8. ed. Tradução de Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
CAINES, Jennifer R. Clara Schumann, the (wo)man and her music: an examination of nineteenth-century female virtuosity. 2001. Tese (Master of Arts, Music Criticism) – McMaster University, 2001.
DOMENICI, Catarina. A perfomance musical e o gênero feminino. In: NOGUEIRA, Isabel Porto, FONSECA, Susan Campos (org.). Estudos de gênero, corpo e música: abordagens metodológicas. Goiânia: ANPPOM, 2013.
CRESTANI, Jaison Luís. O perfil editorial da revista A Estação: jornal ilustrado para a família. Revista da ANPOLL: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística, [S. I.], v. 1, n. 25, p. 325-353, 2008.
DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: uma história de vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
KNAUSS, Paulo. Introdução. In: KNAUSS, Paulo et al. Revistas ilustradas: modos de ler e ver no Segundo Reinado. Rio de Janeiro: MauadX, 2011. p. 7-14.
MAGALDI, Cristina. Music in Imperial Rio de Janeiro: european culture in a tropical milieu. Lanham: Scarecrow, 2004.
McCLARY, Susan. Feminine endings: music, gender, and sexuality. Minnesota: University of Minnesota, 1996.
MALTA, Marize. Fundo, detalhe e satisfação visual: decoração doméstica em A Estação. In: KNAUSS, Paulo et al. Revistas ilustradas: modos de ler e ver no Segundo Reinado. Rio de Janeiro: MauadX, 2011. p. 91-104.
MATTOS, Maria de Fatima da Silva Costa Garcia de. Manualidades femininas nas páginas da revista A Estação (1879-1904). 19&20, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, jul./dez. 2019.
MEYER, Marlyse. Estações. In: MEYER, Marlyse. Caminhos do imaginário no Brasil. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2001. p. 73-107.
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. A imprensa periódica como uma empresa educativa no século XIX. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 104, p. 144-161, jul. 1998.
PEREIRA, Avelino Romero. Cultura musical e palavra impressa no Brasil oitocentista. In: BESSONE, Tânia et al. (org.). Imprensa, livros e política no Oitocentos. São Paulo: Alameda, 2018, p. 15-49.
PEREIRA, Avelino Romero. Entre a crítica e o deboche: a “música nacional” nas pautas da imprensa no Rio de Janeiro oitocentista (1882-1899). In: ENGEL, Magali; SOUZA, Flavia de; GUERELLUS, Natália (org.). Os intelectuais e a imprensa. Rio de Janeiro: MauadX: Faperj, 2015. p. 101-129.
PEREIRA, Avelino Romero. Mulheres compositoras no Rio de Janeiro oitocentista: a condessa Rozwadowska. In: CARVALHO, Marieta Pinheiro de; DURÃES, Margarida; ANDRADE, Vitória Schettini de (org.). Movimentos, trânsitos e memórias: novas perspectivas. Niterói: Universo, 2019. v. 1, p. 286-301.
PEREIRA, Avelino Romero. A música de braço com a moda: mulheres compositoras na imprensa feminina (Rio de Janeiro, 1852-1902). dObras, [S. I.], v. 14, n. 29, p. 102-121, maio/ago. 2020.
PERROT, Michelle. Mulheres públicas. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: UNESP, 1998.
RAMOS, Pilar. Luces y sombras en los estudios sobre las mujeres y la música. Revista Musical Chilena, Santiago de Chile, ano 64, p. 7-25, jan./jun. 2010.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Tradução de Mônica Costa Netto. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RESENDE, Luís Marcelo da Silveira. Revista A Estação e as transferências culturais entre Brasil e Europa através da imprensa no século XIX. 2015. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro: 1917-1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar: UFRJ, 2001.
SARAIVA, Juracy Assmann; KUPSSINSKÜ, Cátia Cilene. A Estação: moda, literatura e difusão ideológica. Acta Scientiarum: language and culture, Maringá, v. 38, n. 1, p. 31-41, jan./mar. 2016.
SILVA, Ana Cláudia Suriani da. Moda e literatura: o caso da revista A Estação. Iara: Revista de moda, cultura e arte, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 1-26, 2009.
SILVA, Ana Claudia; OLIVEIRA, Claudia. Apresentação: moda, mulher e imprensa no Brasil. dObras, [S. I.], v. 14, n. 29, p. 9-23, maio/ago. 2020.
SILVEIRA, Daniela Magalhães da. Ler, ouvir música, ir ao teatro e discutir política: a educação das leitoras oitocentistas e os homens de letras d’A Estação. In: ENGEL, Magali; SOUZA, Flavia de; GUERELLUS, Natália (org.). Os intelectuais e a imprensa. Rio de Janeiro: MauadX: Faperj, 2015. p. 73-100.
SOLIE, Ruth A. (org.). Musicology and difference: gender and sexuality in music scholarship. Berkeley: University of California Press, 1993.
WISNIK, José Miguel. Machado maxixe: o caso Pestana. Teresa: Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, Editora 34, n. 4-5, p. 13-79, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Avelino Romero Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.