O controle da violência criminal em uma comarca de Minas Gerais - século XIX
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2003.2.24020Palavras-chave:
Estado, Crime, Controle socialResumo
O artigo analisa a contenção da criminalidade violenta no século XIX, na comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais. Avança alguns aspectos teóricos comparativos dos processos históricos de monopolização e controle da ordem social. São analisadas as características da violência interpessoal e o perfil da criminalidade e suas transformações ao longo do tempo. Aponta-se a tendência de declínio das taxas da criminalidade violenta como uma possível conseqüência da atividade reguladora do Estado, exercida através do sistema de justiça.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.