Os públicos de cinema em Portugal entre a diversão e o decoro: as distintas apropriações dos espaços cinematográficos (1896-1924)

Autores

  • Juliana de Mello Moraes Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2016.3.22930

Palavras-chave:

públicos de cinema, cinema mudo, Portugal

Resumo

Este estudo analisa os públicos de cinema e seus comportamentos nos espaços de exibição nas capitais distritais portuguesas, entre 1896 e 1924. O foco privilegia as práticas dos espectadores durante as sessões cinematográficas, no intuito de avaliar os mecanismos de evasão à disciplina imposta por uma indústria em crescimento. Momento caracterizado pela difusão e consolidação do cinema entre as atividades de lazer, as exibições cinematográficas congregavam os mais diversos grupos sociais nas grandes ou pequenas localidades, emergindo como um espetáculo de grande popularidade. A partir da imprensa foi possível avaliar as apropriações das salas de projeção pelos espectadores, as quais divergiram sensivelmente das mutações no cinema e seus espaços
durante aquele período. 

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Biografia do Autor

Juliana de Mello Moraes, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná. Doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade do Minho. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa.

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Publicado

2016-11-24

Como Citar

Moraes, J. de M. (2016). Os públicos de cinema em Portugal entre a diversão e o decoro: as distintas apropriações dos espaços cinematográficos (1896-1924). Estudos Ibero-Americanos, 42(3), 1168–1188. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2016.3.22930