O tropeiro e a origem da burguesia no Cone Sul (Mendoza, século XVIII)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2005.1.1344Palavras-chave:
Carreta, Mobilidade social, Cultura empresarialResumo
Este artigo aprofunda a análise sobre a carreta e o tropeiro, para definir em que medida contribuíram para o processo de construção de uma cultura empresarial na América Colonial, levando ao surgimento de uma burguesia. Atenta-se, em especial, para temas como mobilidade social, riscos empresariais, fomento do crédito em confiança ou por hipoteca de carretas, circulação de idéias e configuração de um ethos capitalista. Este trabalho constitui a continuação e a conclusão de um anterior intitulado “Carretas y transporte terrestre bioceánico: la ruta Buenos Aires-Mendoza en el siglo XVIII” (Estudos Ibero-Americanos, vol. XXXI, nº 1, 2005).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.