Carretas e transporte rodoviário bioceánico: a rota Buenos Aires-Mendoza no século XVIII
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2005.1.1323Palavras-chave:
Carretas, Transporte terrestre colonial, Rotas bi-oceânicasResumo
A carreta foi o principal meio de transporte terrestre na América colonial entre os séculos XVI e XIX. Uma das rotas mais utilizadas foi Buenos Aires-Mendoza, estabelecendo uma ligação entre os mercados do Atlântico e do Pacífico. Este artigo examina essas rotas, ao final do século XVIII, com base no processamento das viagens de 16.000 carretas. O tema será aprofundado em um segundo trabalho intitulado “Los troperos y los orígenes de la burguesía en el Cono Sur de América colonial” (previsto para o próximo número de Estudos Ibero-Americanos).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.