“Não tem como a gente fugir do que nos ensinam”

debates sobre memória pública e educação com estudantes do ensino secundário português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2024.1.45807

Palavras-chave:

Historia, Memória Coletiva, Gênero, Colonialismo

Resumo

Neste artigo, analisamos as discussões de estudantes do ensino secundário sobre personalidades históricas nacionais, trazendo reflexões sobre questões de gênero, memória e educação. Foram realizados grupos focais com 75 estudantes do ensino secundário em Portugal, entre 2022 e 2023. Entre os resultados, identificamos uma historiografia androcêntrica e personalidades ligadas ao expansionismo, ao colonialismo e à escravatura. Houve, ainda, um esforço por parte de alguns jovens para a inclusão de mulheres, mesmo que tenham sido lembradas pelo papel de rainhas – mães, cuidadoras e educadoras; foram identificadas mulheres da contemporaneidade destacadas no atletismo, na música, na literatura e na carreira política. Os resultados apontam para um paradoxo quanto aos estudantes: por um lado, aderem quase acriticamente ao mito do luso-tropicalismo; por outro, revelam um profundo desconhecimento da história dos países outrora colônias portuguesas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Balbé, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho, Braga, Portugal

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Tem participado de projetos internacionais e desenvolvido investigação sobre representações, jovens, colonialismo, questões ambientais e de gênero. É investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho.

Luiza Lins, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Luiza Lins é doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. Tem desenvolvido investigações sobre relações intergrupais, representações sociais, preconceito e identidades sociais. Atualmente, é investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Portugal. Faz parte da equipa do projeto “MigraMediaActs - Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos”.

Rosa Cabecinhas, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Rosa Cabecinhas é professora no Departamento de Ciências da Comunicação e investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho. Tem desenvolvido investigação de natureza interdisciplinar e coordenado diversos projetos nacionais e internacionais sobre memória social, comunicação intercultural e mudança social. Entre as suas obras destaca-se “Preto e Branco: A Naturalização da Discriminação Racial” (2017, 2ª edição). 

Referências

ASSMANN, Jan. Communicative and cultural memory. In: ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (ed.). Cultural memory studies: an international and interdisciplinary handbook. Berlim: De Gruyter, 2008. p. 109-118. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110207262.2.109

BALBÉ, Alice; BOTELHO, Cláudia; CABECINHAS, Rosa. Mulheres cientistas? A representação das mulheres na ciência nos livros didáticos de história em Portugal. Cadernos Pagu, Campinas, n. 67, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449202300670011. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449202300670011

BARCA, Isabel. Marcos de Consciência histórica de jovens portugueses. Currículo sem fronteiras (on-line), v. 7, n. 1, p. 115-126, 2007. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol7iss1articles/barca.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.

BRAUN, Virginia; CLARKE Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Pshychology, Londres, v. 3, p. 77-101, 2006. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

CABECINHAS, Rosa. A memória da nação na era planetária. Passados e futuros em debate. Análise Social, v. 58, n. 249, p. 766-788, 2023. DOI: https://doi.org/10.31447/AS00032573.2023249.07.

CABECINHAS, Rosa. Luso(A)fonias. Memórias cruzadas sobre o colonialismo português. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 45, n. 2, p. 16-25, 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-864X.2019.2.32857. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-864X.2019.2.32857

CABECINHAS, Rosa. Memórias (des)alinhadas. Representações sociais da história e comunicação intercultural. Lição de Provas de Agregação no Ramo de Ciências da Comunicação. Braga: Universidade do Minho, 2018a.

CABECINHAS, Rosa. Quem quer ser apagada? Memória coletiva e assimetria simbólica. In: OLIVEIRA, João Manuel; NOGUEIRA, Conceição (ed.). Lígia Amâncio: o género como ação sobre o mundo. Lisboa: CIS-IUL, 2018b. p. 113-132.

CABECINHAS Rosa; BALBÉ Alice. Qui veut être effacée? Les femmes en tant qu'addendum dans les manuels scolaires de l’histoire en vigueur dans l'enseignement portugais. Didactica Historica, Lausanne, n. 8, p.1-10, 2022. DOI: https://doi.org/10.33055/DIDACTICAHISTORICA.2022.008.01.71.long. DOI: https://doi.org/10.33055/DIDACTICAHISTORICA.2022.008.01.77

CABECINHAS, Rosa; BALBÉ, Alice; CAMANHO Luís; CUNHA, Luís. Imagens e miragens do mundo lusófono nos manuais escolares de história portugueses: visões do passado, presente e futuro. In: MARTINS, Moisés de Lemos; BALBÉ, Alice; MACEDO, Isabel; MABASSO, Eliseu (ed.). Portugal e Moçambique – Travessias identitárias e imaginários do passado e do presente. Famalicão: Húmus, 2022. p. 193-220.

CABECINHAS, Rosa; LIMA, Marcus; CHAVES, Antônio. Identidades nacionais e memória social: hegemonia e polémica nas representações sociais da história. In: MIRANDA, Joana; JOÃO, Maria Isabel (ed.). Identidades Nacionais em Debate. Oeiras: Celta, 2006. p. 67-92.

CABECINHAS, Rosa; LOBO, Paula. Grupos focais e investigação-ação. Potencialidades, limites e dilemas. In: MARINHO, Sandra; GONÇALVES, João (ed.). Metodologias de Investigação em Comunicação. Braga: Universidade do Minho, 2024.

CARDÃO, Marcos. A juventude pode ser alegre sem ser irreverente. O concurso Ye-yé de 1966-77 e o lusotropicalismo banal. In: DOMINGOS, Nuno; PERALTA, Elsa (org.). Cidade e império: dinâmicas coloniais e reconfigurações pós-coloniais. Lisboa: 70, 2013. p. 319-359.

CARDINA, Miguel. Memórias amnésicas? Nação, discurso político e representações do passado colonial. Configurações – Revista de Sociologia, Braga, n. 17, p. 31-42, 2016. DOI: DOI: https://doi.org/10.4000/configuracoes.2909

https://doi.org/10.4000/configuracoes.3281. DOI: https://doi.org/10.4000/configuracoes.3281

CARRETERO, Mario; BERGER, Stefan; GREVER, Maria. Palgrave Handbook of Research in Historical Culture and Education. Londres: Springer, 2017. DOI: https://doi.org/10.1057/978-1-137-52908-4

CASTELO, Claúdia. O Modo Português de Estar no Mundo: O Luso-Tropicalismo e a Ideologia Colonial Portuguesa (1933-1961). Porto: Afrontamento, 1999.

CHAVARRIA, Marcos. Entenda a “guerra de memes” entre Brasil e Portugal. Zero Hora, 2016. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2016/06/entenda-a-guerra-de-memes-entre-brasil-e-portugal-6025437.html. Acesso em: 15 jun. 2024.

COSTA, Rita. Santas, mães, rainhas. Só 15% das ruas com nomes próprios são de mulheres. Jornal Público, 2018. Disponível em: https://www.publico.pt/2018/03/08/sociedade/noticia/santas-maes-rainhas-so-15-das-ruas-com-nomes-proprios-sao-de-mulheres-1805679. Acesso em: 12 jan. 2024.

ECKER, Alois. Communications on History. Building Identity and “Making Sense of History” in the History Course - A Matrix for Empowering Historical Thinking. Creative Education, Glendale (CA), v. 13, p. 2680-2710, 2022. DOI: https://doi.org/10.4236/ce.2022.138170. DOI: https://doi.org/10.4236/ce.2022.138170

ERLL, Astrid. Relacional Dynamics: Transcultural Studies and Memory Studies. In: MATOS, Mário; PAISANA, Joanne (ed.). Transcultural Mobilities and Memories. Famalicão: Húmus, 2023. p. 35-54.

FEIJÓ, João; CABECINHAS, Rosa. Representações da história de Moçambique por parte de estudantes universitários de Maputo. Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, Coimbra, n. 7, p. 37-52, 2009.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Maria & Schmidt, 1933.

HALBWACHS, Maurice. Memoria colectiva y memoria histórica. Traduzido do francês por Amparo Lasén Diáz. Reis - Revista Española de Investigaciones Sociológicas, Madri, n. 69, p. 209-219, 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/40183784. DOI: https://doi.org/10.2307/40183784

LINS, Luiza; BRASIL, Julia Alves; CABECINHAS, Rosa. “A história do meu país”: reflexões sobre a memória social e os futuros do passado nas narrativas de jovens portugueses. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 133, p. 97-120, 2024. DOI: https://doi.org/10.4000/11pr6. DOI: https://doi.org/10.4000/11pr6

LOUREIRO, Bernardo. As mulheres nos nomes de rua em São Paulo. Medida SP – Laboratório de visualização urbana, 2018. Disponível em: https://medium.com/medidasp/as-mulheres-nos-nomes-de-rua-em-s%C3%A3o-paulo-362cb8f36ed. Acesso em: 20 jan. 2024.

MACEDO, Isabel; BALBÉ, Alice; CABECINHAS, Rosa. Cultura visual, educação e comunicação intercultural: grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 26, n. 48, 2023. DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7145. DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7145

MENDES, Vanessa; VALENTIM, Joaquim Pires. O luso-tropicalismo nos manuais de História e de Português do ensino primário português no período colonial: um estudo exploratório. Psicologia e Saber Social, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 221-231, 2012. DOI: https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2012.4907

MENESES, Maria Paula. Mundos locais, mundos globais: a diferença da história. In: CABECINHAS, Rosa; CUNHA, Luís. Comunicação Intercultural. Perspectivas, dilemas e desafios. Braga: Campo das Letras e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2008. p. 75-93.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, Cecília Salles. Memória, historiografia e política: a independência do Brasil, 200 anos depois. Estudos Avançados, São Paulo, v. 36, p. 23-42, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36105.003

PERALTA, Elsa. Abordagens teóricas ao estudo da memória social: uma resenha crítica. Arquivos da memória, Lisboa, n. 2, p. 4-23, 2007.

PIMENTEL, Irene; TAMZALI, Wassyla. As mulheres na história e nas histórias. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, Lisboa, n. 32, p. 125-132, 2014.

SOLÉ, Maria Glória. A história dos manuais escolares do ensino primário em Portugal: representações sociais e a construção de identidade(s). HMe – Historia y Memoria de la Educación, Madri, v. 6, p. 89-127, 2017. DOI: https://doi.org/10.5944/hme.6.2017.17128

SOUSA, Vítor. As marcas do luso-tropicalismo nas intervenções do Presidente da República português (2016-2021). Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 14, n. 2, p. 10-24, 2021. DOI: https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a744

SQUINELO, Ana Paula; SOLÉ, Glória; BARCA, Isabel. O conceito “Escravidão” nos Manuais Didáticos de História: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal. História & Ensino, Londrina, v. 24, n. 2, p. 55-86, 2018. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p55. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p55

VALENTIM, Joaquim Pires; MIGUEL, Isabel. Colonialism in Portuguese History textbooks: A diachronic psychosocial study. In: van Nieuwenhuyse, Karel; VALENTIM, Joaquim Pires (ed.). The colonial past in history textbooks. Historical and social psychological

Perspective. Charlotte: Information Age Publishing, 2018. p. 133-154.

XAVIER, Janaina. A representação da mulher em monumentos históricos. Fênix - Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 263-284, 2020. DOI: https://doi.org/10.35355/0000054

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Balbé, A., Lins, L., & Cabecinhas, R. (2024). “Não tem como a gente fugir do que nos ensinam”: debates sobre memória pública e educação com estudantes do ensino secundário português. Estudos Ibero-Americanos, 50(1), e45807. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2024.1.45807