“Não tem como a gente fugir do que nos ensinam”
debates sobre memória pública e educação com estudantes do ensino secundário português
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2024.1.45807Palavras-chave:
Historia, Memória Coletiva, Gênero, ColonialismoResumo
Neste artigo, analisamos as discussões de estudantes do ensino secundário sobre personalidades históricas nacionais, trazendo reflexões sobre questões de gênero, memória e educação. Foram realizados grupos focais com 75 estudantes do ensino secundário em Portugal, entre 2022 e 2023. Entre os resultados, identificamos uma historiografia androcêntrica e personalidades ligadas ao expansionismo, ao colonialismo e à escravatura. Houve, ainda, um esforço por parte de alguns jovens para a inclusão de mulheres, mesmo que tenham sido lembradas pelo papel de rainhas – mães, cuidadoras e educadoras; foram identificadas mulheres da contemporaneidade destacadas no atletismo, na música, na literatura e na carreira política. Os resultados apontam para um paradoxo quanto aos estudantes: por um lado, aderem quase acriticamente ao mito do luso-tropicalismo; por outro, revelam um profundo desconhecimento da história dos países outrora colônias portuguesas.
Downloads
Referências
ASSMANN, Jan. Communicative and cultural memory. In: ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (ed.). Cultural memory studies: an international and interdisciplinary handbook. Berlim: De Gruyter, 2008. p. 109-118. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110207262.2.109
BALBÉ, Alice; BOTELHO, Cláudia; CABECINHAS, Rosa. Mulheres cientistas? A representação das mulheres na ciência nos livros didáticos de história em Portugal. Cadernos Pagu, Campinas, n. 67, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449202300670011. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449202300670011
BARCA, Isabel. Marcos de Consciência histórica de jovens portugueses. Currículo sem fronteiras (on-line), v. 7, n. 1, p. 115-126, 2007. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol7iss1articles/barca.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.
BRAUN, Virginia; CLARKE Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Pshychology, Londres, v. 3, p. 77-101, 2006. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
CABECINHAS, Rosa. A memória da nação na era planetária. Passados e futuros em debate. Análise Social, v. 58, n. 249, p. 766-788, 2023. DOI: https://doi.org/10.31447/AS00032573.2023249.07.
CABECINHAS, Rosa. Luso(A)fonias. Memórias cruzadas sobre o colonialismo português. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 45, n. 2, p. 16-25, 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-864X.2019.2.32857. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-864X.2019.2.32857
CABECINHAS, Rosa. Memórias (des)alinhadas. Representações sociais da história e comunicação intercultural. Lição de Provas de Agregação no Ramo de Ciências da Comunicação. Braga: Universidade do Minho, 2018a.
CABECINHAS, Rosa. Quem quer ser apagada? Memória coletiva e assimetria simbólica. In: OLIVEIRA, João Manuel; NOGUEIRA, Conceição (ed.). Lígia Amâncio: o género como ação sobre o mundo. Lisboa: CIS-IUL, 2018b. p. 113-132.
CABECINHAS Rosa; BALBÉ Alice. Qui veut être effacée? Les femmes en tant qu'addendum dans les manuels scolaires de l’histoire en vigueur dans l'enseignement portugais. Didactica Historica, Lausanne, n. 8, p.1-10, 2022. DOI: https://doi.org/10.33055/DIDACTICAHISTORICA.2022.008.01.71.long. DOI: https://doi.org/10.33055/DIDACTICAHISTORICA.2022.008.01.77
CABECINHAS, Rosa; BALBÉ, Alice; CAMANHO Luís; CUNHA, Luís. Imagens e miragens do mundo lusófono nos manuais escolares de história portugueses: visões do passado, presente e futuro. In: MARTINS, Moisés de Lemos; BALBÉ, Alice; MACEDO, Isabel; MABASSO, Eliseu (ed.). Portugal e Moçambique – Travessias identitárias e imaginários do passado e do presente. Famalicão: Húmus, 2022. p. 193-220.
CABECINHAS, Rosa; LIMA, Marcus; CHAVES, Antônio. Identidades nacionais e memória social: hegemonia e polémica nas representações sociais da história. In: MIRANDA, Joana; JOÃO, Maria Isabel (ed.). Identidades Nacionais em Debate. Oeiras: Celta, 2006. p. 67-92.
CABECINHAS, Rosa; LOBO, Paula. Grupos focais e investigação-ação. Potencialidades, limites e dilemas. In: MARINHO, Sandra; GONÇALVES, João (ed.). Metodologias de Investigação em Comunicação. Braga: Universidade do Minho, 2024.
CARDÃO, Marcos. A juventude pode ser alegre sem ser irreverente. O concurso Ye-yé de 1966-77 e o lusotropicalismo banal. In: DOMINGOS, Nuno; PERALTA, Elsa (org.). Cidade e império: dinâmicas coloniais e reconfigurações pós-coloniais. Lisboa: 70, 2013. p. 319-359.
CARDINA, Miguel. Memórias amnésicas? Nação, discurso político e representações do passado colonial. Configurações – Revista de Sociologia, Braga, n. 17, p. 31-42, 2016. DOI: DOI: https://doi.org/10.4000/configuracoes.2909
https://doi.org/10.4000/configuracoes.3281. DOI: https://doi.org/10.4000/configuracoes.3281
CARRETERO, Mario; BERGER, Stefan; GREVER, Maria. Palgrave Handbook of Research in Historical Culture and Education. Londres: Springer, 2017. DOI: https://doi.org/10.1057/978-1-137-52908-4
CASTELO, Claúdia. O Modo Português de Estar no Mundo: O Luso-Tropicalismo e a Ideologia Colonial Portuguesa (1933-1961). Porto: Afrontamento, 1999.
CHAVARRIA, Marcos. Entenda a “guerra de memes” entre Brasil e Portugal. Zero Hora, 2016. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2016/06/entenda-a-guerra-de-memes-entre-brasil-e-portugal-6025437.html. Acesso em: 15 jun. 2024.
COSTA, Rita. Santas, mães, rainhas. Só 15% das ruas com nomes próprios são de mulheres. Jornal Público, 2018. Disponível em: https://www.publico.pt/2018/03/08/sociedade/noticia/santas-maes-rainhas-so-15-das-ruas-com-nomes-proprios-sao-de-mulheres-1805679. Acesso em: 12 jan. 2024.
ECKER, Alois. Communications on History. Building Identity and “Making Sense of History” in the History Course - A Matrix for Empowering Historical Thinking. Creative Education, Glendale (CA), v. 13, p. 2680-2710, 2022. DOI: https://doi.org/10.4236/ce.2022.138170. DOI: https://doi.org/10.4236/ce.2022.138170
ERLL, Astrid. Relacional Dynamics: Transcultural Studies and Memory Studies. In: MATOS, Mário; PAISANA, Joanne (ed.). Transcultural Mobilities and Memories. Famalicão: Húmus, 2023. p. 35-54.
FEIJÓ, João; CABECINHAS, Rosa. Representações da história de Moçambique por parte de estudantes universitários de Maputo. Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, Coimbra, n. 7, p. 37-52, 2009.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Maria & Schmidt, 1933.
HALBWACHS, Maurice. Memoria colectiva y memoria histórica. Traduzido do francês por Amparo Lasén Diáz. Reis - Revista Española de Investigaciones Sociológicas, Madri, n. 69, p. 209-219, 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/40183784. DOI: https://doi.org/10.2307/40183784
LINS, Luiza; BRASIL, Julia Alves; CABECINHAS, Rosa. “A história do meu país”: reflexões sobre a memória social e os futuros do passado nas narrativas de jovens portugueses. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 133, p. 97-120, 2024. DOI: https://doi.org/10.4000/11pr6. DOI: https://doi.org/10.4000/11pr6
LOUREIRO, Bernardo. As mulheres nos nomes de rua em São Paulo. Medida SP – Laboratório de visualização urbana, 2018. Disponível em: https://medium.com/medidasp/as-mulheres-nos-nomes-de-rua-em-s%C3%A3o-paulo-362cb8f36ed. Acesso em: 20 jan. 2024.
MACEDO, Isabel; BALBÉ, Alice; CABECINHAS, Rosa. Cultura visual, educação e comunicação intercultural: grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 26, n. 48, 2023. DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7145. DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7145
MENDES, Vanessa; VALENTIM, Joaquim Pires. O luso-tropicalismo nos manuais de História e de Português do ensino primário português no período colonial: um estudo exploratório. Psicologia e Saber Social, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 221-231, 2012. DOI: https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2012.4907
MENESES, Maria Paula. Mundos locais, mundos globais: a diferença da história. In: CABECINHAS, Rosa; CUNHA, Luís. Comunicação Intercultural. Perspectivas, dilemas e desafios. Braga: Campo das Letras e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2008. p. 75-93.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, Cecília Salles. Memória, historiografia e política: a independência do Brasil, 200 anos depois. Estudos Avançados, São Paulo, v. 36, p. 23-42, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36105.003
PERALTA, Elsa. Abordagens teóricas ao estudo da memória social: uma resenha crítica. Arquivos da memória, Lisboa, n. 2, p. 4-23, 2007.
PIMENTEL, Irene; TAMZALI, Wassyla. As mulheres na história e nas histórias. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, Lisboa, n. 32, p. 125-132, 2014.
SOLÉ, Maria Glória. A história dos manuais escolares do ensino primário em Portugal: representações sociais e a construção de identidade(s). HMe – Historia y Memoria de la Educación, Madri, v. 6, p. 89-127, 2017. DOI: https://doi.org/10.5944/hme.6.2017.17128
SOUSA, Vítor. As marcas do luso-tropicalismo nas intervenções do Presidente da República português (2016-2021). Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 14, n. 2, p. 10-24, 2021. DOI: https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a744
SQUINELO, Ana Paula; SOLÉ, Glória; BARCA, Isabel. O conceito “Escravidão” nos Manuais Didáticos de História: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal. História & Ensino, Londrina, v. 24, n. 2, p. 55-86, 2018. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p55. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p55
VALENTIM, Joaquim Pires; MIGUEL, Isabel. Colonialism in Portuguese History textbooks: A diachronic psychosocial study. In: van Nieuwenhuyse, Karel; VALENTIM, Joaquim Pires (ed.). The colonial past in history textbooks. Historical and social psychological
Perspective. Charlotte: Information Age Publishing, 2018. p. 133-154.
XAVIER, Janaina. A representação da mulher em monumentos históricos. Fênix - Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 263-284, 2020. DOI: https://doi.org/10.35355/0000054
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alice Balbé, Luiza Lins, Rosa Cabecinhas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.