Ensinar (História) no século XXI

Novas competências com conteúdos idênticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2022.1.42928

Palavras-chave:

Competências, Pensamento histórico, Currículo, Portugal

Resumo

O pensamento contemporâneo sobre Educação tem de ir além do já conhecido e alimentar-se de uma visão utópica. Independentemente dos conteúdos, é sobretudo na prática pedagógica que teremos de mudar: ouvindo mais e falando menos; acolhendo perspetivas novas e leituras diferentes de autores conhecidos; preparando os nossos interlocutores (alunos) para encararem com otimismo o imprevisto e a incerteza. Nos ensinos básico e secundário, esta circunstância assume contornos de um pensamento histórico e de uma consciência histórica progressivamente mais sofisticados e, por isso, coincidentes com uma leitura do mundo desejavelmente mais complexa e humanista. No ensino superior, a perceção da relevância dessa postura de mudança faz-se junto dos futuros docentes. Com base nestas potencialidades e desafios, pretendemos discutir caminhos possíveis para, hoje, se equacionar um ensino da História que nos permita desenhar novos futuros ou outras competências. 

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Biografia do Autor

Ana Isabel Moreira, Colégio Externato Imaculada Conceição (CEIC), Maia, Portugal.

Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha. Professora do Colégio Externato Imaculada Conceição (CEIC), na Maia, Portugal. 

Luís Alberto Alves, Universidade do Porto (FLUP), Porto, Portugal.

Doutor em História pela Universidade do Porto, no Porto, Portugal. Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), no Porto, Portugal.

Pedro Duarte, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (ESE), Porto, Portugal.

Doutor em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha. Professor da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (ESE), no Porto, Portugal. 

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Moreira, A. I., Alves, L. A., & Duarte, P. (2022). Ensinar (História) no século XXI: Novas competências com conteúdos idênticos. Estudos Ibero-Americanos, 48(1), e42928. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2022.1.42928

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Seção

Seção Livre