Ideário do progresso e cidades: uma Curitiba das primeiras décadas do século XX
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.1998.1.28198Resumo
Neste artigo, o autor investiga a “ideia da cidade” presente em Curitiba durante as três primeiras décadas do século 20. Considerando que idealizar uma cidade significa propor a sua ordenação, é necessário conhecer as concepções sociais, que orientam a construção do espaço urbano, bem como apreender os significados atribuídos a ele. A fim de fazer isso, o artigo discute a existência de uma relação entre as ideias positivistas expressas em uma crença no progresso e as transformações doespaço urbano em Curitiba na época.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Antonio Cesar de Almeida Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.