O sistema de informação da fotografia publicitária: as transformações tecnoimagéticas de David Lachapelle
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.20024Palavras-chave:
sistema de informação, tecnoimagéticas, fotografia, comunicação, David LachapelleResumo
A era da informação digital possibilitou mudanças sociais que, para o filósofo Vilém Flusser, torna-se preciso pensar em uma nova sociologia, a sociologia das imagens técnicas. Nesse panorama, o presente artigo propõe identificar, através da análise de uma imagem publicitária de David Lachapelle, um sistema comunicacional do qual se utiliza para melhor atingir grandes audiências. Esse sistema vem de encontro com a Teoria da Informação, uma vez constatado que suas obras operam com um determinado conjunto estruturado de signos. Analisando as estratégias visuais na imagem fotográfica, torna-se possível identificar as forças exercidas pelos meios de comunicação e como as novas mídias vem se apropriando desses recursos para disseminar, de maneira eficaz, a mensagem publicitária.
Referências
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual – Uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
BARTHES, Rolland. Mitologias. Tradução de Rita Buongermino e Pedro de Souza. 6ed. São Paulo, Difel,1985.
BARTHES, Roland. Sistema da Moda. São Paulo: Ed. Nacional; Ed. USP, 1979.
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. São Paulo: L&PM, 2014.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea – Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ECO, Umberto. A Estrutura Ausente. São Paulo: Perspectiva, 2001.
ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Perspectiva, 2003.
FARINA, Modesto; Perez, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blucher, 2011.
FILHO, Ciro Marcondes. A Comunicação como uma caixa preta: propostas e insuficiências de Vilém Flusser. Porto Alegre: EM Questão. V.12, n.2, p 423-456, jun/dez. 2006.
FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado – Por uma Filosofia do Design e da Comunicação São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FLUSSER, Vilém. O Universo das Imagens Técnicas – Elogio da Superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
GADDI, Carlo Martins; JESUS, Adriano Miranda Vasconcellos de. As estratégias visuais na fotografia digital: os discursos híbridos e as trajetórias intertextuais na obra do fotógrafo David Lachapelle. Anagrama, [S.l.], v. 8, n. 1, dez. 2013. ISSN 1982-1689. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/78972>. Acesso em: 19 Fev. 2015.
SOUZA, Sandra Maria Ribeiro de; SANTARELLI, Christiane Paula Godinho. Contribuições para uma história da análise da imagem no anúncio publicitário. São Paulo: Intercom – Revista Brasileira de Ciência da Comunicação. V.31, n.1, p 133-156, jan/jul. 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Sessões do Imaginário – Cinema | Cibercultura | Tecnologias da Imagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.