A criação de uma web-rádio como espaço significativo para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.41591Palavras-chave:
Web-rádio, Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, LetramentosResumo
Este texto apresenta reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em duas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública brasileira. Parte de uma investigação maior – um projeto que deu origem a duas dissertações de mestrado e duas teses de doutorado, além de outros produtos científicos – que desenvolveu diversas ações de pesquisa nessa escola. Neste recorte, trazemos reflexões referentes à parte dos dados de uma dessas teses de doutorado, objetivamos apresentar dados referentes a reflexões linguístico-discursivas de estudantes do Ensino Fundamental no contexto da criação de uma web-rádio. Para tal, consideraram-se os gêneros discursivos seminário, resumo, radionovela, entrevista e notícia radiofônica como objetos de ensino. O aporte teórico constituiu-se dos estudos enunciativos de Bakhtin e o Círculo (2002, 2004) Volochínov (2013, 2017), aliados à teoria da aprendizagem e desenvolvimento de Vygotsky (2004, 2007), às discussões sobre multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), letramentos digitais (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016) e letramento crítico Freire (1987, 1996), Pereira (2009). A metodologia é de caráter qualitativo, de natureza dialógica, do tipo pesquisa-ação. Os dados desvelaram que o projeto pode contribuir para o desenvolvimento de diferentes práticas letradas, tanto as que se referem ao uso das mídias digitais, quanto as ligadas à análise reflexiva da língua em diferentes textos, contextos e discursos. Além disso, a proposta de se criar uma web-rádio em contexto escolar contribuiu para o interesse e envolvimento dos alunos com o seu ensino-aprendizagem e as interações entre os pares promoveram um espaço colaborativo e de autonomia.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas – tentativa de uma análise filosófica. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 307-336.
BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoievski. Tradução de Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.
DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
MARTINS, N. P. M. Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. 2008. Tese [Doutorado em Estudos Linguísticos] – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
NEUBERGER, R. S. A. O rádio na era da convergência das mídias. Cruz das Almas: UFRB, 2012.
PAULA, L. Círculo de Bakhtin: uma Análise Dialógica de Discurso. Revista Estudos Linguísticos, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 239-258, jan./jun. 2013.
PATRICINHA. In: AULETE, Francisco, J. Caldas; VALENTE, Antonio Lopes do Santos. iDicionário Aulete. [S. I.]: Lexicon Editora Digital, 2022. Disponível em: https://aulete.com.br/patricinha. Acesso em: 25 abr. 2022.
PEREIRA, I. S. P. Literacia crítica: concepções teóricas e práticas pedagógicas nos níveis iniciais de escolaridade. In: AZEVEDO, F.; SARDINHA, M. G. (org.). Modelos e práticas em literacia. Lisboa: Lidel, 2009. p. 17-34.
PONZIO, A. A revolução bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. Coordenação de tradução de Valdemir Miotello. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
SANTOS, N. C. Web-rádio e gêneros do discurso: um contexto significativo para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Orientador: Cláudia Graziano Paes de Barros. 2019. 316 f. Tese [Doutorado em Estudos de Linguagem] – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, UFMT, Cuiabá, 2019.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de R. H. R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 21-40
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução R. H. R. Rojo, G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 71-94.
SOUZA, G. T. Introdução à teoria do enunciado concreto do círculo Bakhtin/ Volochinov/Medvedev. 2. ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002.
THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of Multiliteracies designing social future. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the desing of social futures. London: Routledge, 2000.
VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo, Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.