Fenômenos representativos de adolescentes em contexto socioeducativo sobre escolarização, abandono escolar e aulas de língua materna
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.3.36567Palavras-chave:
Letramentos, Representações Sociais, Socioeducação, Adolescentes em conflito com a leiResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa de mestrado e visa apresentar um recorte de dados que demonstra as construções de realidade de adolescentes em medida socioeducativa de internação, em relação à escolarização, abandono escolar e às aulas de língua materna. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e exploratória, no campo da Linguística Aplicada, com cinco turmas dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola inserida em uma unidade de atendimento socioeducativo. A base teórica fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais, Identidade, Diferença e estudos sobre a educação de adolescentes em conflito com a lei. Os resultados demonstram que os jovens constroem dialogicamente mundos de vida de exclusão e, como conclusão, observamos que o espaço de escolarização em contexto socioeducativo é um espaço importante, que tem potencial para (re)significar as perspectivas de vida desses jovens.
Downloads
Referências
BASTOS, S. C. M. Na escola, o cara tinha que ficá quieto, olhando pro quadro e escrevendo. Na rua, eu fazia o que eu queria”: Fenômenos representativos de adolescentes em conflito com a lei sobre as aulas de língua materna, escolarização e abandono escolar. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2019.
BISINOTO, Cynthia et al. Socioeducação: origem, significado e implicações para o atendimento socioeducativo. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 20, n. 4, p. 575-585, out./dez. 2015. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i4.28456.
BOZZA, Morgana. Os sentidos da “escola inserida” para os jovens privados de liberdade: cada dia é um dia. In: STECANELA, Nilda (org.). Ler e escrever a vida: trajetórias de jovens em privação de liberdade. Caxias do Sul: Educs, 2012. p. 93-115.
BRASIL. Lei nº 12594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm. Acesso em: 17 nov. 2019.
BRASIL. Lei nº 8069, de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 17 nov. 2019
CELANI, Maria Antonieta Alba. Afinal, o que é Linguística Aplicada. In: PASCHOAL, Mara Sofia Z de; CELANI, Maria Antonieta Alba (org.). Linguística Aplicada: da aplicação da linguística à linguística transdisciplinar. São Paulo: EDUC-PUCSP, 1992. p. 15-23.
COMERLATO, Denise. Letramento, Alfabetização e Vulnerabilidade Social. In: CRAIDY, Carmen Maria; SZUCHMAN, Karine (org.). Socioeducação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2015. p. 90-95.
CRAIDY, Carmen Maria. Medidas socioeducativas e direitos: o paradigma do jovem infrator como sujeito de direitos. In: STECANELA, Nilda (org.). Ler e escrever a vida: trajetórias de jovens em privação de liberdade. Caxias do Sul: Educs, 2012. p. 47-60.
CRAIDY, Carmen Maria; SZUCHMAN, Karine (org.). Socioeducação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2015.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa Qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2009.
FLORES, Valdir do Nascimento et al. Dicionário de Linguística da Enunciação. São Paulo: Contexto, 2009. 284 p.
GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 64-89.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 22, p. 15-46, 1997. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71361. Acesso em: 20 mar. 2018.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JODELET, Denise. A representação: noção transversal, ferramenta da transdisciplinaridade. Tradução: Lia Obojes. Cadernos de Pesquisa, [s. l.], v. 46, n. 162, p.1258-1271, out./dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v46n162/1980-5314-cp-46-162-01258.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018. https://doi.org/10.1590/198053143845.
JODELET, Denise. Ciências sociais e representações: estudo dos fenômenos representativos e processos sociais, do local ao global. Tradução: José Geraldo de Oliveira Almeida. Revista Sociedade e Estado, [s.l.], v. 22, n. 2, p. 423-442, maio/ago. 2018. https://doi.org/10.1590/s0102-699220183302007.
JODELET, Denise. Representações Sociais e Mundos de Vida. Tradução: Lilian Ulup. Edição: Nikos Kalampalikis. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Curitiba: PUCPRess, 2017.
JODELET, Denise. Représentations sociales: um domaine em expansion. In: JODELET, D. (org.). Les Représentations sociales. Paris: PUF, 1989. p. 31-61. Tradução: Tarso Bonillha Mazzotti. Revisão Técnica: Alda Judith Alves-Mazzotti. UFRJ – Faculdade de Educação, dez. 1993. Uso escolar, proibida a reprodução.
OLIVEIRA, Maria do Socorro. Variação cultural e ensino/aprendizagem de língua materna: projetos de letramento em comunidade de aprendizagem. In: VÓVIO, Cláudia; SÍTIO, Luanda; GRANDE, Paula de (org.) Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisa em Linguística Aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 2010.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Manual da Pesquisa em Estudos Linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
PADOVANI, Andréa Sandoval; RISTUM, Marilena. Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido. Psico-USF, [s. l.],. v. 21, n. 3, p. 609-622, set. 2016. https://doi.org/10.1590/1413-82712016210314.
PESSOA E SILVA, Maria Denise et al. Saúde Mental e Fatores de Risco e Proteção: Focalizando Adolescentes Cumprindo Medidas Socioeducativas. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, [s. l.], v. 25, n. 2, p. 1-8, jul. 2015.
SANTOS, Boaventura de Souza. A construção da igualdade e da diferença. Oficina. CES nº 135. Rio de Janeiro,
Disponível em: www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/ficheiros/135.pdf. Acesso em: 31 mar. 2018.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis Vozes, 2000. p. 73-102.
SILVERMAN, David. Interpretação de dados qualitativos. Tradução: Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SINASE, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Brasília, DF: CONANDA, 2006.
SOUZA, Tatiana Yokoy de; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. O contexto das medidas socioeducativas: promoção da paz ou valores da cadeia. In: BRANCO, Angela Maria Uchoa de Abreu; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de (org.). Diversidade e cultura da paz na escola: contribuições da perspectiva sociocultural. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 291-309.
SPINK, Mary Jane. Desvendando as teorias implícitas: uma metodologia de análise das representações sociais. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (org.). Textos em Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 95-118.
STECANELA, Nilda. Jovens e Cotidiano: trânsito pelas culturas juvenis e pela “escola da vida”. 2008. 397f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
TFOUNI, Leda Verdiani; PEREIRA, Anderson de Carvalho; ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva. Letramento e Alfabetização e o Cotidiano: vozes dispersas, caminhos alternativos. Calidoscópio, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 16-24, jan./abr. 2018. https://doi.org/10.4013/cld.2018.161.02.
VOLPI, Mário. Educação em direitos humanos na socioeducação. In: MENEZES, Magali M. de et al (org.). Direitos humanos em debate: educação e marcadores sociais da diferença. Porto Alegre: Cirkula, 2019. p. 195-203.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.