Leitura e consciência linguística

Autores/as

  • Onici Claro Flôres Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.1.28535

Palabras clave:

Leitura, Consciência linguística, Ensino

Resumen

Neste artigo a leitura é vista como uma atividade cognitiva complexa que envolve necessariamente o desenvolvimento da consciência linguística do leitor iniciante, a começar pela consciência fonológica. Nessa perspectiva, aprender a ler exige, antes de qualquer outra coisa, relacionar a fala ao sistema de escrita, vocalizando a produção do fonema correspondente ao grafema escrito, pois o sistema do Português Brasileiro é alfabético. Aos alfabetizadores, recomenda tanto o estudo do sistema fonológico do PB quanto dos fundamentos biológicos da atividade leitora, tanto para entenderem melhor o princípio alfabético quanto os vínculos entre cérebro, linguagem e fala. Além disso, reitera a importância de contextualização do processo de ensino-aprendizado, situando-o no contexto social e cultural do aprendiz, não desconsiderando, pois, o seu conhecimento prévio. 

 

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Biografía del autor/a

Onici Claro Flôres, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Leciona no Curso de Letras e no Mestrado e Doutorado em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. É investigadora da área de Linguística, concentração em Psicolinguística, pesquisando a respeito dos seguintes temas: leitura, leitura e sistemas de escrita, linguagem e cognição, interpretação /compreensão, alfabetização.

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Publicado

2018-06-05

Cómo citar

Flôres, O. C. (2018). Leitura e consciência linguística. Letras De Hoje, 53(1), 149–157. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.1.28535

Número

Sección

Linguagem na perspectiva da Psico/Neurolinguística e da Neurociência Cognitiva