Procedimentos de pesquisa: alguns conselhos práticos para o estudo também psicolinguístico de realidades concretas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2015.1.20569Palavras-chave:
Procedimentos de pesquisa, Metodologia, ResultadosResumo
É objeto deste texto responder a algumas questões que são muitas vezes colocadas sobretudo pelos estudantes de pós-graduação em Letras acerca dos “procedimentos de pesquisa” que devem ser seguidos pelos trabalhos que contemplem uma vertente prática. Na medida em que a Psicolinguística estuda realidades concretas e sujeitos reais, em virtude do seu caráter prático, os artigos de pesquisa nesta área terão de obedecer a critérios rigorosos de ordem metodológica a fim de que possamos estar perante estudos com a credibilidade que deles se espera. Das secções habituais dos artigos de investigação (Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão), serão tratados, em especial, os que mais se aproximam dos “procedimentos de pesquisa” (Metodologia e Resultados), tendo-se optado por dar a este texto a configuração de respostas a dúvidas apresentadas com frequência pelos estudantes.
************************************************************************************************************************************************************************************************************
Research procedures: some practical tips aimed at studying concrete realities in psycholinguistics
Abstract: This text aims to develop answers to questions usually asked by post-graduate students from Humanities courses concerned with research procedures which must be followed in articles with a practical component. As Psycholinguistics is concerned with concrete realities and real individuals, due to its practical nature, research articles related to it also have to observe rigorous methodological criteria in order to be considered credible studies. From the usual sections of research articles (Introduction, Method, Results, Discussion), those which are more linked to “research procedures” (Methodology and Results) will be dealt with. Due to its content, this text/article will consist of developing answers to doubts frequently presented by
students.
Keywords: Research procedures; Methodology; Results
Downloads
Referências
BLACK, Thomas. Doing quantitative research in the social sciences: an integrated approach to research design, measurement and statistics. London: Sage Publications, 1999.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Coimbra: Edições Almedina, 2011.
EVANS, Kathleen Marianne. Planning small scale research: a practical guide for teachers and students. Riverside: Delmar Pub, 1985.
GOODWIN, C. James. Research in Psychology: methods and design. NJ: John Wiley and Sons, Inc., 2005.
INTERNATIONAL COMMITTEE OF MEDICAL JOURNAL EDITORS. Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals. Public Health Reports, v. 112, p. 253-263, May-June 1997.
MARTIN, Paul; BATESON, Patrick. Measuring behavior: an introductory guide. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
MELTZOFF, Julian. Critical thinking about research: Psy-
chology and related fields. Washington D. C.: APA, 1998.
PONTEROTTO, Joseph G.; GRIEGER, Ingrid. Merging qualitative and quantitative perspectives in a research identity. In: KOPALA, Mary;
SUZUKI, Lisa A. (Ed.). Using qualitative methods in Psychology. London: Sage Publications, 1998.
SCHUTT, Russell K. Investigating the social world: the process and practice of research. Thousand Oaks: Pine Forge Press, 1999.
SLAMA-CAZACU, Tatiana. Psycholinguistics, where to in the 21st century? In: ARABSKI, Janucz (Ed.). Challenging tasks for psycholinguisitcs in the new century. Katowice: University of Silesia, Oficyna Wydawnicza, 2007. p. 77-85.
TUCKMAN, Bruce Wayne. Manual de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.