Identidade profissional docente: uma construção histórico-sociocultural
Palavras-chave:
Construção identitária, narrativa autobiográfica, educação de professores.Resumo
Este texto analisa resultados de pesquisas realizadas no âmbito escolar e busca relacioná-los com a educação de professores, mais especificamente reflete sobre resultados de uma tese, com abordagem narrativa autobiográfica, que estudou o percurso identitário de quatro professores. A tese teve inspiração nos resultados da dissertação de mestrado, de cunho etnográfico, descrevendo a prática dos professores e suas representações sobre limites e disciplina na sala de aula. Ao longo do texto refletimos sobre a perspectiva da construção da identidade, como um processo integrado, dinâmico, flexível e instável. Nesse sentido, enfatizamos que os fatores que influenciaram as escolhas didático/pedagógicas dos profissionais da educação, participantes daquelas pesquisas, estão vinculados à sua formação identitária, com base em suas trajetórias histórico-socioculturais. Ressaltamos a importância dessa experiência para ser considerada nos cursos de educação de professores, bem como nas experiências exitosas de professores em exercício e em formação continuada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.