A presença de idéias higienistas e compensatórias na formação de professores para a educação infantil
Palavras-chave:
Educação infantil, formação de professores, creche, pré-escola.Resumo
O presente artigo relata alguns aspectos de pesquisa realizada com professoras de cursos Normal e de Pedagogia, formadoras de profissionais para a Educação Infantil, na qual revelam suas concepções sobre creche e pré-escola, sobre as práticas pedagógicas aí exercidas, sobre a relação destas instituições com as famílias e sobre a contribuição desses cursos para a formação de professoras para crianças de zero a seis anos. Por meio de depoimentos obtidos por meio de entrevistas abertas é possível verificar-se a permanência de idéias provenientes do movimento higienista e das teorias da privação cultural na formação recente de professoras para a Educação Infantil, apesar dos avanços teóricos na área.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.