Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade

Autores

  • Doris Pires Vargas Bolzan UFSM
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia UFSM

Resumo

Esse artigo apresenta os referenciais sobre a aprendizagem docente, explicitando que tal processo está imbricado com a construção da professoralidade na Educação Superior. O problema central envolve o modo como ocorre a aprendizagem docente. As questões que orientam a discussão são: 1) Como se aprende a ser profes-sor? 2) Como se constrói o conhecimento pedagógico necessário para este aprender? O texto é tecido por fios teóricos e empíricos que indicam a necessidade de que os professores se tornem conscientes de seus processos de aprendizagem, reflitam sobre os mesmos, ao mesmo tempo em que estão cientes de que não existe um modo gene-ralizado de aprendizagem docente, mas que esta ocorre a partir de diferentes caminhos em direção a professoralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-11-21

Como Citar

Bolzan, D. P. V., & Isaia, S. M. de A. (2006). Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação, 29(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/489

Edição

Seção

Outros Temas