Adaptação de crianças ao primeiro ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Andrea Rapoport UFRGS
  • Dirléia Fanfa Sarmento UNILASALLE
  • Marta Nornberg UNILASALLE
  • Suzana Moreira Pacheco UNILASALLE

Palavras-chave:

adaptação, primeiro ano, Ensino Fundamental, formação de professores

Resumo

O presente artigo discute a importância da realização do processo de adaptação de crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental. Esse evento requer a adaptação não só da criança, mas também de seus pais, educadores e da própria instituição de ensino. Sendo assim, são discutidos alguns fatores que podem influenciar no processo de adaptação, as reações das crianças que indicam dificuldades de adaptação, e são propostas formas para organizar esse processo. Descritores – Adaptação; primeiro ano; Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Rapoport, UFRGS

Psicóloga (PUC-RS), Doutora e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Pesquisadora do CNPq, Docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação no Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), Cesuca-Faculdade Inedi e, como professora convidada, na UFRGS. Autora do livro "Adaptação de bebês à creche: a importância da atenção de pais e educadores", pela Editora Mediação

Dirléia Fanfa Sarmento, UNILASALLE

Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela UFRGS/PPGEDU. Docente na graduação e pós-graduação do UNILASALLE.

Marta Nornberg, UNILASALLE

Pedagoga, Mestre e doutoranda em Educação pela UFRGS/PPGEDU. Docente, na graduação e pós-graduação do UNILASALLE. Coordenadora do curso de Pedagogia do Unilasalle

Suzana Moreira Pacheco, UNILASALLE

Pedagoga, Orientadora Educacional da EMEF Gilberto Jorge G. da Silva; Mestre em Educação pela UFRGS/PPGEDU. Docente na graduação e pós-graduação do UNILASALLE.

Downloads

Publicado

2008-11-27

Como Citar

Rapoport, A., Sarmento, D. F., Nornberg, M., & Pacheco, S. M. (2008). Adaptação de crianças ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Educação, 31(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/484

Edição

Seção

Outros Temas