Educação global na pós-graduação stricto sensu
interculturalidade e internacionalização como pilares para a cidadania global
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46534Palavras-chave:
internacionalização, interculturalidade, educação global, formação cidadã globalResumo
No atual cenário global, a educação possui uma relação direta com desenvolvimento humano, social, cultural, econômico e ambiental. O objetivo principal deste trabalho é analisar a interculturalidade e a internacionalização enquanto pilares fundamentais da construção de uma educação global dentro dos programas de pós-graduação stricto sensu, com foco em sua contribuição para a formação de cidadãos globais. O estudo caracteriza-se por uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando a análise textual discursiva para tratamento dos dados. Os resultados identificam duas categorias analíticas principais: a interculturalidade e a internacionalização. A interculturalidade será apresentada como a interação harmoniosa entre as diferentes culturas, promovendo a compreensão mútua e o respeito. A internacionalização, por sua vez, será abordada como a integração de práticas educacionais e culturais globais, evidenciada por programas de intercâmbio e colaborações virtuais. Ambas as categorias potencializam a experiência educacional, preparando os estudantes para uma cidadania global e oferecendo a oportunidade de uma integração regional emancipatória. As análises sugerem que a cooperação, como eixo estruturante na formação docente, favorece o diálogo interinstitucional e a criação de currículos inclusivos que promovam a cidadania global. Para alcançar tais objetivos, deve haver um esforço individual e coletivo.
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