“Você consegue passar por aí?”
a tessitura de uma metodologia de pesquisa etnográfica com crianças
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45667Palavras-chave:
Etnografia com crianças, Narrativas, Processo de transição, Ética em pesquisa.Resumo
O presente artigo tem como objetivo dialogar sobre a metodologia utilizada na pesquisa de doutorado que investigou as expectativas de crianças da Rede Municipal de São Paulo sobre a transição do último ciclo da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, a partir de suas próprias vozes, sendo esse um movimento de valorização das infâncias. O estudo teve como base argumentativa a Pedagogia-em-Participação, considerando a necessidade de mergulhar nas realidades para captar o ponto de vista das crianças, e assumiu a abordagem da etnografia com crianças, que ressalta o quanto o trabalho de campo exige de quem investiga criatividade no processo de geração de dados. No texto, são apresentadas a discussão da etnografia com crianças e a composição de estratégias mobilizadoras das narrativas. São elencados cuidados e procedimentos fundamentais ao planejamento investigativo: negociação da entrada; posição de aprendiz frente às crianças – passos que possibilitaram uma participação mais efetiva durante o processo de observação e a conquista da familiarização para os movimentos de rodas de conversa. Atenção às questões éticas foi essencial durante todo o caminho: na constituição das estratégias; na constante tomada de decisão por parte das crianças em relação à participação na pesquisa; na consciência da diferença geracional e da necessária circularidade de poder.
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O artigo faz parte da publicação Quem está na escuta: diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças, organizada pelo Mapa da Infância Brasileira e coordenada pela Profa. Dra. Adriana Friedmann (2016).
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