Modelagem matemática e conexões com o ensino de ciências

metodologia TPACK como ensaio para uma pedagogia humanizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45562

Palavras-chave:

Modelagem Matemática., Humanização., Ensino de Ciências.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de transcrever, sistematizar e teorizar uma prática em modelagem matemática, realizada com estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola pública do noroeste do Rio Grande do Sul e demonstrar conexões possíveis com o ensino de ciências da natureza. Assume-se o entendimento de que a aprendizagem requer conhecimentos interdisciplinares e procedimentos didático-metodológicos que permitam aos estudantes encontrarem sentido no que vão aprender, sendo fundamental, para isso, que o diálogo e a perspectiva humanizadora estejam no horizonte da ação docente. A pesquisa, de natureza fenomenológica, com abordagem experimental de análise descritiva e interpretativa, traz ao texto a base conceitual do Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) como alternativa para transformar as práticas pedagógicas e pensar em ‘pedagogias’ mais humanizadoras. Uma experiência em modelagem matemática é apresentada dentro do ensino de ciências para demonstrar as interfaces e a necessidade de conhecimentos subsunçores que deem sustentação a novas aprendizagens. O texto é um exercício de síntese e argumentação para demonstrar que a prática pedagógica necessita ser transpassada pela perspectiva harmonizadora, como condição para se pensar em novas ‘pedagogias’ para nossas escolas. Com engajamento e participação ativa no processo de modelagem matemática, os estudantes fortalecem a compreensão dos fundamentos científicos subjacentes, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

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Biografia do Autor

Arminda Almeida da Rosa, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciada em Ciências/Química (Unijuí/RS). Mestra em Desenvolvimento Regional (UTFPR). Doutoranda em Educação (PPGEDU/URI). Professora efetiva na Educação Básica (Ciências, Química, Projetos de Vida, Iniciação Científica).

Arnald Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – do Câmpus de Frederico Westphalen e Programa em Atenção Integral à Saúde – PPGAIS (Mestrado Consorciado Unijuí, Unicruz, URI).

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Almeida da Rosa, A., & Nogaro, A. (2024). Modelagem matemática e conexões com o ensino de ciências: metodologia TPACK como ensaio para uma pedagogia humanizadora. Educação, 47(1), e45562. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45562