EJA, UNESCO e sociometabolismo da barbárie na crise capitalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45443

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, UNESCO, Barbárie

Resumo

Este artigo analisa as formulações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a Educação de Jovens e Adultos no contexto da crise estrutural do sistema do capital. Articula-se em torno da seguinte questão para análise: como as formulações da UNESCO acerca da Educação de Jovens e Adultos respondem aos processos de sociometabolismo da barbárie que expressam a intensificação da crise capitalista a partir de 2010? Tem por objetivos: identificar o significado do conceito formulado pela UNESCO de aprendizagem ao longo da vida no contexto do sociometabolismo da barbárie e delinear o lugar da Educação de Jovens e Adultos frente a formulações da UNESCO no que tange a este conceito. A Educação de Jovens e Adultos conflui, nas formulações da UNESCO, para um lugar de mediação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no capitalismo. O caráter ideopolítico dessa mediação revela mecanismos de alienação, de inculcação e de manipulação que preservam os processos de exploração, de dominação e de opressão sobre as condições de trabalho e de vida da classe trabalhadora.

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Biografia do Autor

Rubens Luiz Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do colegiado do curso de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Pós-doutor pela Universidade do Porto (Portugal). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rodrigo Bellei Oliveira, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, BA, Brasil.

Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Doutorando e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes temáticas: Ensino de Geografia, Políticas Públicas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Rodrigues, R. L., & Oliveira, R. B. (2024). EJA, UNESCO e sociometabolismo da barbárie na crise capitalista . Educação, 47(1), e45443. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45443