O problema da formação na sociedade acelerada e na expropriação da atenção
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35967Palavras-chave:
Bildung,, atenção, aceleração, leitura, sociedade disciplinar, sociedade do desempenhoResumo
O problema da formação na sociedade acelerada e na expropriação da atenção.A concepção clássica de Bildung foi construída sobre atividades culturais, sobretudo a leitura, que pressupunha um alto grau de concentração, silêncio e solidão, a partir dos quais se esperava produzir uma subjetividade re-flexiva, autônoma e formada de acordo com o ideal de sujeito da Modernidade clássica. As mudanças tecnológicas e de hábitos sociais produzidos paralelamente à ordem neoliberal contemporânea têm deteriorado esses tipos de atividades culturais, sobretudo a leitura, introduzindo um modo de vida acelerado e deve-dor da imediatez que, de acordo com teóricos contemporâneos (Harmut Rosa, Jonathan Crary, Byung Chul Han), apresentaremos como alienação. Sobretudo, a perda da capacidade de atenção e concentração, relacionada ao uso das novas tecnologias, supõe um desafio para a Bildung clássica e obriga sua reformulação.
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