Educar pela sombra

Contemporâneo e educação a partir de uma pintura de Jan Lievens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.33992

Palavras-chave:

comtemporaneidade, filosofia da educação, Jan Lievens, tecnologia educacional

Resumo

Este ensaio analisa uma pintura de Jans Lievens (1607-1674), que retrata um menino em um ateliê, com o objetivo de discutir a “contemporaneidade” – desde a perspectiva de Giorgio Agamben – de uma educação a partir do uso da “sombra” como potência educativa. O ateliê é entendido aqui como um espaço dinâmico e formador marcado por (a) um “uso das coisas”, opondo-se ao consumo das coisas e (b) por uma margem de “sombra” capaz de tencionar a luz como seu contrário. A pintura, concentrando estas características distintivas que são postas em relevo pelos autores, permite conceber um jogo em que “sombra” e “luz” compõem uma relação cooperativa e que, em termos educacionais, conduz à positivação da “marginalidade” – de forma não estigmatizante –, o inacabado e a abertura – à criação – como componentes da formação humana.

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Biografia do Autor

Luiz Guilherme Augsburger, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis, SC, Brasil.

Tiago Ribeiro Santos, Université Catholique de l’Ouest (UCO), Angers, França.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Augsburger, L. G., & Santos, T. R. (2021). Educar pela sombra: Contemporâneo e educação a partir de uma pintura de Jan Lievens. Educação, 44(3), e33992. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.33992

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