50 anos da pedagogia do oprimido: o legado de Paulo Freire na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33610Palavras-chave:
Pedagogia do Oprimido, Legado de Paulo Freire, Educação de Jovens e AdultosResumo
O livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire tem sido a principal referência na disseminação da educação freireana em diferentes países no mundo. O objetivo deste artigo é tecer reflexões sobra a Pedagogia do Oprimido e sua importância na construção do pensamento educacional de Paulo Freire, bem como apresentar o legado de Paulo Freire na Educação de Jovens e adultos em diferentes contextos de sua andarilhagem pelo mundo. Consiste em uma pesquisa bibliográfica, envolvendo obras de Paulo Freire e de autores que estudam e pesquisam sobre Paulo Freire, entre outros. Em relação aos resultados destaca-se que o legado de Paulo Freire cresce em todo o mundo, e em especial, no número de Cátedras, Institutos e Grupos de Pesquisas, que se voltam para estudos sobre a teoria e as práticas da educação freireana, além da realização da formação de educadores/as, publicações e eventos acadêmicos e culturais.
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