Autonomia e responsabilidade

Trajetórias no processo de tornar-se professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33183

Palavras-chave:

autonomia, formação de professores, educação centrada em estudantes

Resumo

A partir das reflexões de duas formandas de Pedagogia acerca de uma experiência de prática pedagógica vivenciada em uma disciplina no primeiro semestre do curso, discute-se acerca da construção da autonomia e da responsabilidade no meio acadêmico. Entendendo que se fazia necessário despertar em estudantes o interesse pelo aprendizado, a docente pautou-se em Carl Rogers para elaborar a disciplina de modo a promover um ambiente onde estudantes fossem conscientes e ativos no processo de construção de conhecimentos. Especificamente no tocante à formação de professores, entende-se que é ainda mais vital que exista e se amplie esse tipo de experiência ao longo da graduação, tanto com vistas a uma formação de mais envolvimento e qualidade quanto no fomento de novas práticas pedagógicas na educação básica por meio da atuação de estudantes que se tornam docentes.

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Biografia do Autor

Juliana Crespo Lopes, Charles University, em Praga, República Tcheca.

Doutora na área de Desenvolvimento Humano e Educação (UnB), em Brasília, DF, Brasil; psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarian (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil; pedagoga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Pesquisadora de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Charles University, em Praga, República Tcheca.

Suzana Maria do Nascimento Magalhães, Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil.

Ana Luísa Lopes Lima Moura, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil; professora temporária da Secretaria de Educação do Distrito Federal, em Brasília, DF, Brasil.

Lucia Helena Cavasin Zabotto Pulino, Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF, Brasil.

Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil; professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Lopes, J. C. ., Magalhães, S. M. do N. ., Moura, A. L. L. L. ., & Pulino, L. H. C. Z. . (2021). Autonomia e responsabilidade: Trajetórias no processo de tornar-se professora. Educação, 44(2), e33183. https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33183

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