A educação e a tarefa de formação da cultura, da solidariedade e da personalidade

Autores

  • Cledes Antonio Casagrande Unilasalle - Canoas, RS
  • José Pedro Boufleuer UNIJUÍ- Ijuí, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.24727

Palavras-chave:

Educação. Cultura. Solidariedade. Identidade. Agir comunicativo.

Resumo

Este artigo discute, a partir da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas, o papel da formação escolar diante das tarefas de apropriação e de reconstrução do saber cultural, de desenvolvimento dos laços de solidariedade e de estabilização de uma identidade pessoal. Argumenta-se que os processos de aprendizagem possuem papel fundamental na manutenção e na reprodução dos componentes estruturais do mundo da vida – cultura, sociedade e personalidade. Por conseguinte, cabe à instituição escolar avaliar e orientar os processos de ensino e de aprendizagem na perspectiva da compreensão da estrutura simbólica do conhecimento, da necessária reconstrução dos saberes culturais e da formação à responsabilidade e à solidariedade, bem como auxiliar na formação de identidades pessoais mais descentradas e mais condizentes com os desafios do mundo atual.

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Biografia do Autor

Cledes Antonio Casagrande, Unilasalle - Canoas, RS

Doutor em Educação - PUCRS.

Professor PPG em Educação e Vice-Reitor Unilasalle - Canoas, RS.

José Pedro Boufleuer, UNIJUÍ- Ijuí, RS

Doutor em Educação - UFRGS.

Professor da UNIJUÍ, na qual atua como docente em cursos de graduação e de pós-graduação - PPG em Educação

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

Casagrande, C. A., & Boufleuer, J. P. (2018). A educação e a tarefa de formação da cultura, da solidariedade e da personalidade. Educação, 41(1), 135–144. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.24727

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação