Miséria ética na educação inclusiva: por uma inclusão política mais do que social
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20048Palavras-chave:
Ética. Educação inclusiva. Psicanálise. IndividualismoResumo
A política da educação inclusiva aparece como empenho reparador de desigualdades em uma sociedade que persegue o aperfeiçoamento das instituições democráticas. A distância entre as leis criadas para garantir essa política e a efetiva implementação delas na realidade cotidiana sugere o termo miséria ética. Neste artigo, ao contrário da tese mais comum que explora a má gerência de fatores administrativos na implementação da política inclusiva, levanta-se a hipótese de que na essência essa crise ética se deve ao predomínio da ideologia individualista neoliberal que sustenta a política inclusiva. Com base na psicanálise, explora-se o campo da palavra como fundamento para uma inclusão mais baseada no participar (inclusão política) do que no fazer parte (inclusão social).
Downloads
Referências
ALBERTI, Christiane. Rhétorique et pratique de TEACCH L’impératif brutal: “Communiquez!”. In: MILLER, Jacques Alain (Org.). L’anti livre noir de la psychanalyse. Paris: éditions du Seuil, 2006. p.111-114.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
FREUD, Sigmund. Psicologia de grupo e análise do ego. In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, v. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, (1921/1996). p. 77-154.
FREUD, Sigmund (1930). Mal-estar na civilização. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas. v. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 65-148.
FREUD, Sigmund (1913). Totem e Tabu. In: FREUD, Sigmund. Obras completas, v. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 11-162.
GARDOU, Charles. La société inclusive, parlons-en! Il n’y a pas de vie minuscule. Toulouse: Éditions Érès, 2012.
GOMEZ, Jean-François. Handicap, éthique et institution. Paris: Dunod, 2005.
KEHL, Maria Rita. Sobre ética e psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 7: a ética da psicanálise. Rio de Janeiro: JZE, 1988.
LACAN, Jacques. Du discours psychanalytique. Paris: Éditions du Seuil, 1972.
PLAISANCE, Éric. Autrement capables école, emploi, société: pour l’inclusion des personnes handicapées. Paris: Mutations, 2009.
VOLTOLINI, Rinaldo. A inclusão é não toda. In: COLLI, Fernando; KUPFER, Maria Cristina Machado (Org.). Travessias inclusão escolar: a experiência do grupo pré-escola terapêutica Lugar de Vida. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.