Ensino Fundamental de nove anos em escola pública e privada: realidades distintas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.19676

Palavras-chave:

Políticas públicas. Ensino Fundamental de nove anos. Características da criança de 5 a 6 anos.

Resumo

Este artigo relata a pesquisa realizada em duas escolas de Ensino Fundamental, uma pública e outra privada, na cidade de São Paulo, em 2011, com o objetivo de verificar se o processo de implantação do ensino de nove anos – Lei 11.114/05 – respeita as características da criança de 5 a 6 anos, postuladas por autores como Vygotsky e Wallon. Os dados empíricos foram obtidos por meio de observação das classes de primeiro ano, entrevista com suas educadoras e análise do Projeto Pedagógico. E os resultados revelaram que as medidas adotadas foram diferentes no que diz respeito ao ambiente físico e social dos novos primeiros anos, à metodologia de ensino, à relação professor-aluno, à seleção do docente, à sua formação continuada e à consideração da criança em sua singularidade. O que demonstrou duas realidades educacionais diametralmente opostas.

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Biografia do Autor

Neide Barbosa Saisi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Pedagogia (1975) e Psicologia (2000) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP; Mestre em Educação - Psicologia da Educação (1985) e Doutora em Educação - Psicologia da Educação (1996), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular dessa Universidade, na qual também foi Ouvidora Pública por 4 anos, Coordenadora do curso de Pedagogia, Vice-chefe do Departamento de Fundamentos da Educação, com inúmeras participações em comissões e representações. Possui experiência na área de Educação em Psicologia da Educação, com ênfase na formação de professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e de Gestores Empresariais. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, desenvolvimento, aprendizagem, cognição, perfil do educador, formação de professor e gestão escolar. Realiza trabalhos de assessoria, consultoria, coordenação de cursos, pesquisas em educação, participação em bancas de Mestrado e Doutorado e orientações de Monografias, TCCs e Iniciação Científica.

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Publicado

2016-07-01

Como Citar

Saisi, N. B. (2016). Ensino Fundamental de nove anos em escola pública e privada: realidades distintas. Educação, 39(1), 22–32. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.19676

Edição

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