Formação dos professores para as modalidades educação especial e educação indígena: espaços intersticiais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.18382Palavras-chave:
Formação de professores. Educação especial. Educação indígena.Resumo
Este relato de pesquisa discute a formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na interface com a educação escolar indígena. Participaram do estudo quatro professores do AEE em escolas indígenas de Dourados (MS). O objetivo geral foi desenvolver, em conjunto com esses professores, um programa de formação continuada para investigar as ações pedagógicas presentes nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e analisar os impasses, os obstáculos os desafios do AEE e da inclusão escolar. Fundamentou-se nos estudos culturais a na pesquisa colaborativa, fazendo uso de entrevista semiestruturada, entrevista coletiva e diário de campo. Os resultados evidenciaram: a necessidade de formação inicial/continuada para professores do AEE, adequadas às especificidades das escolas indígenas; a política de formação dos professores como desafio para a superação das práticas hegemônicas e o trânsito entre diferentes espaços intersticiais e fronteiras dos conhecimentos; a emergência da (re)significação do AEE numa perspectiva intercultural e de exercício crítico do fazer pedagógico.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 13, de 10 de maio de 2012. Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2012a.
______. Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília, DF: MEC/CNE/ CEB, 2012b.
______. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008.
______. Resolução n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF: MEC/CNE/CP, 2006.
______. Referenciais para a formação de professores indígenas. Brasília, DF: MEC, 2002.
______. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília, DF: MEC, 1998.
CORTELAZZO, B. de C. Formação de professores para uma educação inclusiva mediada pelas tecnologias. In: GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas.Marília/SP: Cultura Acadêmica, 2012, p. 93-120.
COSTA DE SOUSA, Maria do Carmo da Encarnação. A organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indígenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez. Dourados, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Grande de Dourados, 2013.
FRANCO, M. E. D. P.; GENTIL, Heloisa Salles. Identidade do professor de ensino superior: questões no entrecruzar de caminhos. In: FRANCO, M. E. D. P.; KRAHE, E. D. (org.). Pedagogia universitária e áreas de conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, p. 39-58.
GARCÍA CANCLINI, Nestor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: USP, 2008.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 13. reimpr. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
______. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
______. Da diáspora: identidade e mediações. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
IBIAPINA, Ivana M. L. de M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber, 2008 (Série Pesquisa).
JESUS, Denise Meyrelles de; EFFGEN, Ariadna Pereira Siqueira. Formação docente e práticas pedagógicas: conexões, possibilidades e tensões. In: MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (org.). O professor e a educação inclusiva – formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 17-24.
LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011.
LIMA, Juliana Maria da Silva. Criança indígena surda na cultura guarani-kaiowá: um estudo sobre as formas de comunicação e inclusão na família e na escola. Dourados, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, 2013.
MILANESI, Josiane Beltrame. Organização e funcionamento das salas de recursos multifuncionais em um município paulista. São Carlos, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 2012.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1997, p. 15-34.
NOZU, Washington César Shoiti. Política e gestão do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais de Paranaíba/MS: uma análise das práticas discursivas e não discursivas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2013.
QUEIROZ JÚNIOR, Edison de. Formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado: desafios e perspectivas. São Paulo, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
SILVA, João Henrique da. Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado em escolas indígenas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.
SILVA SOUZA, Vânia P. da. Crianças indígenas kaiowá e guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência e o acesso às políticas de saúde e educação em aldeias da região da Grande Dourados. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
WALSH, Catherine. Interculturalidade, crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 12-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.