Educação, território e tecnologias digitais: a experiência nas escolas das Ilhas Egadi (Itália)

Autores

  • Iracema Munarim UFSC
  • Rogério Santos Pereira UFSC
  • Gilka Girardello UFSC

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.17976

Palavras-chave:

tecnologias digitais, cultura, território, escola

Resumo

Este artigo busca discutir a apropriação pedagógica de tecnologias digitais nas escolas das Ilhas Egadi, no sul da Itália, visitadas em 2012, durante o período de estágio sanduíche no exterior (Capes/PDSE). Nessas escolas, tendo em vista o contexto em que estão inseridos, alunos e professores se utilizam de tecnologias digitais para construir um processo de reconhecimento coletivo de demandas e de busca por soluções que articulem saberes locais e globais. Ao analisar essa conjuntura, compreende-se que romper com o isolamento é muito mais complexo do que colocar equipamentos digitais nas salas de aula. É preciso exercer o resgate da cultura local, tecer laços de pertença ao território, valorizar suas práticas e memórias, conectar a escola ao mundo e ancorá-la ao próprio território.

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Biografia do Autor

Iracema Munarim, UFSC

Doutora em Educação (UFSC), Mestre em Educação (UFSC), Licenciada em Educação Física (UFSC)

Rogério Santos Pereira, UFSC

Doutor em Educação. Mestre em Educação Física. Professor Adjunto no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina.

Gilka Girardello, UFSC

Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora PPGE/UFSC. Doutora em Ciências da Comunicação (USP).

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Publicado

2016-03-03

Como Citar

Munarim, I., Pereira, R. S., & Girardello, G. (2016). Educação, território e tecnologias digitais: a experiência nas escolas das Ilhas Egadi (Itália). Educação, 38(3), 424–433. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.17976