Tecendo uma cidade modelar: relações entre escola, currículo e projeto da cidade de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.17066Palavras-chave:
Projeto de cidade. Educação escolar. Currículo. Curitiba. Elias.Resumo
Em 1990 e início do século XXI Curitiba apresentava um projeto explícito de cidade que se fortalecia por meio de diferentes campos, inclusive do educacional. Este artigo analisa tal fortalecimento e a participação do campo educacional neste processo. Evidenciou-se a existência de grupos estabelecidos que aumentavam sua coesão por meio do êxito do projeto da cidade, assegurado por discursos performativos de grande poder simbólico (Bourdieu) enquanto grupos outsiders (Elias), tanto pelo conteúdo da crítica quanto pelo modo de veiculação, não conseguiam fazer valer os seus pontos de vista. No campo educacional a secretaria municipal de educação produziu e entregou às escolas uma série de materiais curriculares que reforçavam o projeto estabelecido da cidade, conformando as crianças à imagem de uma cidade modelar em que as desigualdades sociais e raciais eram invisibilizadas.
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