Escrever, incorporar, inscrever-se: práticas de criação de si na formação teatral
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.16600Palavras-chave:
Formação. Teatro. Escrita. Práticas de si. Michel Foucault.Resumo
Este texto apresenta uma discussão sobre o estatuto e a importância da escrita na formação teatral, considerando o ambiente universitário da formação em teatro. Para tanto, discorre sobre as práticas corporais, aludindo aos conceitos de criação, ficção, criação de si e escrita de si na tentativa de aduzir a uma noção de escrita para além do mero registro instrumental das práticas artísticas. O texto propõe a escrita como instrumento de formação do sujeito, enfatizando as práticas de si como elementos por intermédio dos quais a atividade artística transbordaria para a vida. Problematiza-se, portanto, a escrita inserida no processo de criação como modo de tornar-se sujeito de uma determinada ética.
Downloads
Referências
BARBA, Eugenio. La canoa di carta. Bologna: Il Mulino,
CHAUÍ, Marilena. Experiência do pensamento/Ensaios sobre a obra de Merelau-Ponty. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. (Ditos e escritos V).
FOUCAULT, Michel. A Cena da Filosofia. In: FOUCAULT, Michel. Arte, Epistemologia, Filosofia e Historia da Medicina. Rio de Janeiro:
Forense Universitária, 2011, p. 222-247. (Ditos e Escritos VII).
HERMANN, Nadja. Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. São Paulo: Papirus,
MUCHAIL, Salma T. Cuidado de si e coragem da verdade (Prefácio). In: GROS, Frederic (Org.). Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola, 2004. p. 7-10.
ORTEGA, Francisco. Para uma política da amizade: Arendt, Derrida, Foucault. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
PASSERON, René. Da estética à poiética. Porto Arte – Revista do Mestrado em Artes Visuais. Porto Alegre, UFRGS, v. 8, n. 15, p. 103-116, nov. 1997.
PHELAN, Peggy. Unmarked: the politics of performance. London/New York: Routledge, 1993.
PEZIN, Patrick. Le livre des exercices à l’usage des acteurs. Paris: Entretemps, 2012.
SAER, Juan José. O conceito de ficção. Sopro. Panfleto político-cultural. Desterro, ago. 2009. Disponível em: http://www.culturaebarbarie.org/sopro/n15.pdf - Acesso em: 15 out. 2012.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.