Writing, embodying, inscribing oneself: practices of creation of the self in theater education

Authors

  • Celina Nunes de Alcântara Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gilberto Icle Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.16600

Keywords:

Education. Theatre. Writing. Practices of the self. Michel Foucault.

Abstract

This paper discusses the status and importance of writing in theatre education, considering the environment of a theatre undergraduate programme. To this end, it deals with physical practices, alluding to concepts of creation, fiction, self creation, and writing about oneself in an attempt to bring forward a notion of writing beyond the mere instrumental record of artistic practices. The text proposes writing as an instrument to educate the individual, emphasizing the practices of the self as elements through which artistic activity would overflow into life. Therefore, it discusses writing as part of the creative process as a way to become an individual following a particular ethics.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celina Nunes de Alcântara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Artes Cênicas (1991), mestrado em Educação (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professora adjunta no Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes (Teatro e Dança), com ênfase em Pedagogia Teatral e Pedagogia do Ator, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, educação, voz, trabalho do ator, pedagogia teatral, discurso. Possui produção artística como atriz e é membro do GETEPE-Grupo de estudos em educação, teatro e performance, no qual atua na UTA-Usina do Trabalho do Ator, grupo de criação e investigação teatral. É editora associada da Revista Brasileira de Estudos da Presença.

Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Artes Cênicas (1992), mestrado em Educação (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi criador e editor da Revista da Fundarte. Foi criador e coordenador dos cursos de graduação em Artes (teatro, dança, música, artes visuais) da UERGS/FUNDARTE. É editor associado da Revista Educação & Realidade.Tem experiência na área de Artes (Teatro e Dança), com ênfase em Pedagogia Teatral e Pedagogia do Ator, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, educação, trabalho do ator, pedagogia teatral, discurso, antropologia, performance. Possui artigos e livros publicados sobre teatro e educação e produção artística como ator e ditretor de teatro. É coordenador do GETEPE-Grupo de estudos em educação, teatro e performance, no qual dirige e atua a UTA-Usina do Trabalho do Ator, grupo de criação e investigação teatral. É editor-chefe da Revista Brasileira de Estudos da Presença.

References

BARBA, Eugenio. La canoa di carta. Bologna: Il Mulino,

CHAUÍ, Marilena. Experiência do pensamento/Ensaios sobre a obra de Merelau-Ponty. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. (Ditos e escritos V).

FOUCAULT, Michel. A Cena da Filosofia. In: FOUCAULT, Michel. Arte, Epistemologia, Filosofia e Historia da Medicina. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2011, p. 222-247. (Ditos e Escritos VII).

HERMANN, Nadja. Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. São Paulo: Papirus,

MUCHAIL, Salma T. Cuidado de si e coragem da verdade (Prefácio). In: GROS, Frederic (Org.). Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola, 2004. p. 7-10.

ORTEGA, Francisco. Para uma política da amizade: Arendt, Derrida, Foucault. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

PASSERON, René. Da estética à poiética. Porto Arte – Revista do Mestrado em Artes Visuais. Porto Alegre, UFRGS, v. 8, n. 15, p. 103-116, nov. 1997.

PHELAN, Peggy. Unmarked: the politics of performance. London/New York: Routledge, 1993.

PEZIN, Patrick. Le livre des exercices à l’usage des acteurs. Paris: Entretemps, 2012.

SAER, Juan José. O conceito de ficção. Sopro. Panfleto político-cultural. Desterro, ago. 2009. Disponível em: http://www.culturaebarbarie.org/sopro/n15.pdf - Acesso em: 15 out. 2012.

VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 2007.

Published

2014-12-16

How to Cite

Alcântara, C. N. de, & Icle, G. (2014). Writing, embodying, inscribing oneself: practices of creation of the self in theater education. Educação, 37(3), 463–470. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.16600