Currículo de educação em direitos humanos: sentidos em embates/articulações
Palavras-chave:
educação em direitos humanos, negociação da diferença, hegemoniaResumo
Este artigo analisa os diferentes sentidos que perpassam a discussão acerca da apropriação da temática dos direitos humanos no campo da educação, questionando a elaboração de políticas curriculares para a educação em direitos humanos. Problematiza a polissemia da educação em direitos humanos e a pretensa universalidade que marca direitos como humanos; a partir daí, argumenta que essa se dá como articulação da diferença e como enunciação cultural. Com balizamento nesse sentido, defende que a configuração pedagógica dos direitos humanos se dê a partir dessa negociação/articulação.Downloads
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Publicado
2013-02-15
Como Citar
Ramos, A. H., & Frangella, R. de C. P. (2013). Currículo de educação em direitos humanos: sentidos em embates/articulações. Educação, 36(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/12293
Edição
Seção
Dossiê - Educação em Direitos Humanos: diferentes enfoques e sentidos em negociação

