Education curriculum on human rights: the senses in clashes/joints

Authors

  • Aura Helena Ramos UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rita de Cássia Prazeres Frangella UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Keywords:

human rights education, negotiation of difference, hegemony

Abstract

The article aims to analyze the different meanings that underlie the discussion of the appropriation of human rights issues in education, questioning the policy-making curriculum for Human Rights Education. Problematize the polysemy of the Human Rights Education and the supposed universality that marks human rights. From there on we argue that this occurs as the difference in articulation and enunciation as cultural and buoyed by this sense, we argue that the educational setting of human rights is to be given from this negotiation and or articulation.

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Author Biographies

Aura Helena Ramos, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - área: Didática e Educação em Direitos Humanos

Rita de Cássia Prazeres Frangella, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em História (1981), realizou Mestrado em Educação pela PUC-Rio apresentando dissertação sobre disciplina escolar em 1988. Em 2010 concluiu curso de Doutorado no Proped/UERJ defendendo tese na qual analisa o processo de constituição do currículo de educação em direitos humanos no Brasil. Atuou durante dez anos como docente na rede pública de ensino fundamental e médio do Rio de Janeiro e, desde 1991, é professora da UERJ. Vinculada, a partir de 2012, à Faculdade de Educação, mantém atuação concomitante na FEBF-Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. É membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos, e coordena o PEDH-Pólo de Educação em Direitos Humanos, atividade de extensão acadêmica que desenvolve projetos em parceria com escolas na área de educação em direitos humanos. Como repercussão recente das suas atividades, destaca-se a premiação pela classificação em 1º lugar na categoria Educação em Direitos Humanos do Concurso Nacional de artigos científicos e ensaios teóricos sobre Educação para a Diversidade, promovido pela ANPED/MEC-SECAD em 2010, e a Missão Acadêmica a cargo da ANPED realizada em 2011 sob orientação do Prof.Abraham Magendzo, Coordenador da Cátedra Unesco en Educación en Derechos Humanos: Universidad Academia de Humanismo Cristiano, Chile.

Published

2013-02-15

How to Cite

Ramos, A. H., & Frangella, R. de C. P. (2013). Education curriculum on human rights: the senses in clashes/joints. Educação, 36(1). Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/12293

Issue

Section

Dossier - Human Rights Education: different approaches and directions in negotiation

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