Experience and teacher training in researches on science and biology teaching in Brazil

Authors

  • Magno Clery da Palma-Santos Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marlécio Maknamara Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.29271

Keywords:

Education. Experience. Teacher formation.

Abstract

The experience connects to the teacher formation through different ways and meanings. The aim of the research was present a scenario of the researchers which involve the experience during teacher formation in the annals from ANPED and ENEBIO, from 2010 to 2015. Through a bibliographic research with analysis inspired by the Content Analysis, a total of 323 works in which there was the word experience was collected. Subtracting 45 selected texts according to the focus of the study, the experience in them is now an anchor of choice or continuity in the teaching profession, sometimes as that which reaches the subject, which marks, transforms. It is concluded that, experience emerges in the teacher formation as a synonymous with several terms, specifying a situation, the service time or an experimentation activity, also assisting, in the take of decisions or something fundamental, inherent and striking to the subject and it can leads him to transformations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Magno Clery da Palma-Santos, Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia; Membro do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq

Marlécio Maknamara, Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Líder do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq
Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal da Bahia

References

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri et al. Secretarias de educação e as práticas de formação continuada de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http://34reuniao. anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-925%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18675/2177-580x. vol7.n1.p49-67

ALVES, Francisco Cleiton. PIBID como território iniciático das aprendizagens experienciais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37. 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.

Disponível em: http://37reuniao.anped.org. br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3595.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso et al. Os saberes e o trabalho do professor formador num contexto de mudanças. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/ files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6743--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017. https://doi.org/10.30612/eduf. v7i20.7440

BARBIERO, Danilo Ribas. As coreografias didáticas entre o presencial e o virtual e a [re]construção de novos saberes da docência superior. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.

Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_ aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3321_texto.pdf. Acesso em: 20 nov 2017.

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7440

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Formação de professores de Biologia, material didático e conhecimento escolar. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

https://doi.org/10.14295/2596-2221.xviceel.2018.244

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. A formação como “tessitura de intrigas”: diálogos entre brasil e Portugal. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/ app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08- 6554--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi. org/10.7476/9788575114698.0010

CAMPOS, Vanessa Therezinha Bueno. Formar ou preparar para a docência no ensino superior? Eis a questão. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas: ANPED, 2012.

Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/ trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2528_int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes. v2n3p5-17

CARTAXO, Simone Regina Manosso. A articulação dos cursos de licenciatura com os anos iniciais da educação básica. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...] Goiânia: ANPED, 2013.

Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/ gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3089_texto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.24824/978854440076.0

CARVALHO, Julyana Cardoso; MEDEIROS, Leandro Gurgel; MAKNAMARA, Marlécio. Narrativas (auto)biográficas nas pesquisas em ensino de Biologia no Brasil. Revista da SBEnBio, Niterói, n. 9, p. 631- 642, dez. 2016.

Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/ renbio-9/pdfs/1667.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

COSTA, Maria Zenilda. A produção de saberes colaborativos na formação de arteeducadores: múltiplos tempos e espaços de aprendizagem. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/ app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6906-- Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.13037/ rea-e.vol1n2.4292

FELDENS, Dinamara Garcia; BORGES, Fabrícia Teixeira. Entre experiências e compreensões: cartografias da formação de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/ webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6732--Int. pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18675/2177- 580x.vol7.n1.p49-67

FERNANDES, Cecilia Ricardo; GASTAL, Maria Luiza; AVANZI, Maria Rita. A vida anárquica de um blog: reflexões sobre a produção de narrativas como experiência formadora de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 4. 2012, Goiânia. Anais [...] Goiânia: [s. n.], 2012.

https://doi.org/10.5151/despro-sed2016-004

FERRAZ, Daniela Frigo; PAREDES, Giuliana G. Olivi. Visão de acadêmicos de Ciências Biológicas sobre o tema “extensão universitária”. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 3., 2010, Fortalize. Anais [...] Fortaleza: [s. n.], 2010.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 02 de dez. 1970.

FREITAS, Juliana Veiga; TRAVERSINI, Clarice Salete. O professor da educação integral: um sujeito em processo de invenção. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.

Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/ gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2857_texto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4292

GARIGLIO, José Angelo. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física. in: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.

Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ Trabalho-GT08-3524.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https:// doi.org/10.7213/1981-416x.16.050.ds06

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GUARANY, Ann Letícia Aragão. A relação entre a imaturidade e não identificação profissional e a formação dos licenciandos em Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 3, 2010, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: [s. n.], 2010.

HAUTRIVE, Giovana Medianeira Fracari; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Aprendizagem da docência alfabetizadora no contexto da Surdez. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.

Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_ aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2827_texto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.1590/s0104- 40602006000200019

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Educação superior: a entrada na docência universitária. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org. br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20 PDF/GT08-6411--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https:// doi.org/10.1590/s1413-24782005000100015

JOSSO, Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, 2002.

https://doi. org/10.21631/rpp42_49

LARROSA BONDÍA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011.

Disponível em: https:// online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898. Acesso em: 20 nov. 2017.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.

Disponível em: http://www. scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 19 fev. 2018.

https://doi.org/10.1590/s1413-24782002000100003

LAUDARES, João Bosco. A descoberta da docência por engenheiros-professores e suas representações. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao. anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20 em%20PDF/GT08-6188--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.1590/s0104-40602006000200019

LOPES, Ana Cláudia Lopes Chequer; FERENC, Alvanize Valente Fernandes. A escolha profissional do curso de pedagogia: análise das representações sociais de discentes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/ webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6350--Int. pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.13037/rea-e. vol1n2.4292

LOPES, Rodrigo Alberto; MOLINA, Rosane Maria Kreusburg. A reinvenção da docência pela autoformação: a educação do campo e a educação física escolar ante um horizonte cosmopolita. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2012.

Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/ trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2432_int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18675/2177-580x.vol4. n2.p135-145

LÓPEZ, Maximiliano Valerio. O conceito de experiência em Michel Foucault. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 42-55, jul./dez. 2011.

Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/ view/2367/1900. Acesso em: 20 nov. 2017.

LOSS, Adriana Salete. A autoformação no processo educativo e formativo do profissional da educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.

Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ Trabalho-GT08-3479.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https:// doi.org/10.24824/978854440894.0

MARCONI, Marina Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MATTOS, Alex Pires et al. A investigação-ação no contexto da formação inicial de professores de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 4., 2012, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: [s. n.], 2012.

https://doi.org/10.11606/d.81.2018.tde-10072018- 134601

MEIRELES, Mariana Martins. Da cidade para a roça: itinerâncias e práticas de professoras urbanas em escolas rurais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/ GT08-1220%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi. org/10.15603/1982-8993/ml.v4n1p71-84

MELO, Tatiana Moraes Queiroz; VENTORIM, Silvana. O PIBID na formação de professores de Educação Física: percepções sobre o início da docência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.

Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ Trabalho-GT08-4197.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https:// doi.org/10.18675/2177-580x.vol7.n1.p49-67

MOTTA, Flávia Miller Naethe; QUEIROZ, Isabele Lacerda. Do outro que me constitui: o proinfantil e a construção da identidade docente. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.

Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/ uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3925.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.24824/978854440894.0

MURY, Rita de Cassia Ximenes. Profissionalização docente: da aderência à vocação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/ GT08-520%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi. org/10.17771/pucrio.acad.18162

NISHIMOTO, Miriam Mity. Habitus professoral e herança cultural nas memórias de professoras aposentadas de origem japonesa. In: Reunião Anual da ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/ GT08-790%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi. org/10.5216/ia.v39i1.18783

NÓVOA, António. Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto, 1995.

NUNES, Terezinha de Souza Ferraz. A constituição da docência nos cursos superiores de tecnologia: implicações do discurso pedagógico oficial. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2012.

Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/ images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2194_int. pdf. Acesso em: 20 no. 2017.

https://doi.org/10.1590/s0104- 40602006000200019

OLIVEIRA, Luciana Ribolli. Educação continuada: um estudo sobre participantes dos programas letra e vida e ler e escrever. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.

Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/ gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2848_texto.pdf. Acesse em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7440

PAGNI, Pedro Angelo. Um lugar para a experiência e suas linguagens entre os saberes e práticas escolares: pensar a infância e o acontecimento na práxis educativa. In: PAGNI, Pedro Angelo; GELAMO, Rodrigo Pelloso. Experiência, educação e contemporaneidade. Marília: Cultura Acadêmica, 2010.

https://doi.org/10.19053/22160159.2048

PAGNI, Pedro Angelo; GELAMO, Rodrigo Pelloso. Experiência, educação e contemporaneidade. Marília: Cultura Acadêmica, 2010.

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Professoras iniciantes bem-sucedidas: elementos de seu desenvolvimento profissional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/ GT08-695%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi. org/10.13037/rea-e.vol1n2.4292

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.

PAULA, Lucimara Cristina; MELLO, Roseli Rodrigues. A constituição dos formadores de professores e a potencialidade da práxis histórica de Paulo Freire para estudos e ações. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http:// 34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-773% 20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/ 10.18675/2177-580x.vol7.n1.p49-67

PERES, Lúcia Maria Vaz. Narrativas de si como “passeur” de sentido protagonizando a formação humana de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6337--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18675/2177-580x.vol7. n1.p49-67

PERRELLI, Maria Aparecida de Souza et al. As narrativas de professores sobre a escola e a mediação de um grupo de pesquisa-formação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6895--Int. pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18675/2177- 580x.vol7.n1.p49-67

PRUDENTE, Paola Luzia Gomes; MENDES, Claudio Lucio. O currículo de formação dos cursos de educação física: novas rupturas ou antigas continuidades? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6531--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https:// doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-28655

REIS, Rosemary Freitas. Entre dúvidas e incertezas: os motivos para a escolha do curso e a opção pela docência por estudantes de Pedagogia. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.

Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/ trabalhos/GT08/GT08-771%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7440

SÁ, Patrícia Teixeira. Como “se faz” o professor de História entre a formação inicial e os primeiros anos de sua prática? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2012.

Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/ GT08%20Trabalhos/GT08-2222_int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18675/2177-580x.vol7. n1.p49-67

SALES, Mônica Patrícia da Silva. Representações sociais de docência no ensino superior: o olhar dos licenciandos. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas: ANPED, 2012.

Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/ trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-1917_int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes. v2n3p5-17

SARAIVA, Ana Cláudia Lopes Chequer; FERENC, lvanize Valente Fernandes. A escolha profissional do curso de Pedagogia: análise das representações sociais de discentes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPED, 2010.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6350--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.1590/s1413- 24782001000100012

SELLES, Sandra Escovedo. Desafios da formação e da prática de professores de Biologia: abrindo janelas. In: BARZANO, Marco Antonio Leandro. Ensino de Biologia: experiências e contextos formativos. Goiânia: Índice, 2014. p. 13-25.

SILVA, Arlete Vieira. Estágio: pesquisa-formação e escrita de si como prática de iniciação à docência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.

Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ Trabalho-GT08-3628.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https:// doi.org/10.18675/2177-580x.vol7.n1.p49-67

SILVA, Divino José. Experiência formativa, educação e os desafios para a construção de um novo ethos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 191-208, jul./dez. 2008.

Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index. php/educacaoerealidade/article/view/7072/4388. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017. 2.26889

STAHL, Luana Rosalie. Licenciatura em letras língua espanhola: o processo formativo em questão. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.

Disponível em: http://36reuniao. anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3332_texto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

https://doi. org/10.1590/s0104-40602006000200019

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

Published

2019-11-06

How to Cite

da Palma-Santos, M. C., & Maknamara, M. (2019). Experience and teacher training in researches on science and biology teaching in Brazil. Educação, 42(2), 340–350. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.29271

Issue

Section

Other Topics