Estetização da política vs. formação da opinião pública: uma aporia da razão comunicacional?

Autores

  • Amarildo Luiz Trevisan

Resumo


Quando Benjamin debate a tese de estetização da política, feita pelo fascismo, introduz um problema importante para o agir comunicacional. Ao escrever A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica, ele termina apontando para o comunismo como uma entidade capaz de ainda se contrapor ao movimento fascista, acenando com a resposta de politização da arte. No entanto, no momento em que feneceram as esperanças escatológicas depositadas no comunismo, como superar o eclipse da política pela sua transformação em mero espetáculo? É nesse contexto que pretendo debater o encobrimento da política tornado fim em si mesmo, que se reflete fora de si apenas enquanto preocupação com a imagem, e a alternativa de formação da opinião pública proposta pela razão comunicacional.
Descritores – Estetização da política; agir comunicacional; opinião pública.

ABSTRACT

Aesthetization of politics vs. public opinion formation: an wasteland of communicational reason?

When Benjamin debates the aesthetization of politics, done through fascism, he introduces an important problem to the communicational act. By writing A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica, he goes on to point towards communism as an entity still capable of opposing against the fascist movement, waving with the answer of politicization of art. However, in the moment in which the expectations posted in communism revealed themselves failed, how do we overcome the political eclipse by its transformation in mere spectacle? It is in this context the I intend to debate the eclipse of politics turning end in itself, which reflects outside itself only as worry over the image, and the alternative of formation of public opinion proposed by communicational reason.
Key words – Aesthetization of politics; communicational act; public opinion.

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Publicado

2007-08-23

Como Citar

Trevisan, A. L. (2007). Estetização da política vs. formação da opinião pública: uma aporia da razão comunicacional?. Educação, 30(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/560

Edição

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