“Você consegue passar por aí?”

a tessitura de uma metodologia de pesquisa etnográfica com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45667

Palavras-chave:

Etnografia com crianças, Narrativas, Processo de transição, Ética em pesquisa.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo dialogar sobre a metodologia utilizada na pesquisa de doutorado que investigou as expectativas de crianças da Rede Municipal de São Paulo sobre a transição do último ciclo da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, a partir de suas próprias vozes, sendo esse um movimento de valorização das infâncias. O estudo teve como base argumentativa a Pedagogia-em-Participação, considerando a necessidade de mergulhar nas realidades para captar o ponto de vista das crianças, e assumiu a abordagem da etnografia com crianças, que ressalta o quanto o trabalho de campo exige de quem investiga criatividade no processo de geração de dados. No texto, são apresentadas a discussão da etnografia com crianças e a composição de estratégias mobilizadoras das narrativas. São elencados cuidados e procedimentos fundamentais ao planejamento investigativo: negociação da entrada; posição de aprendiz frente às crianças – passos que possibilitaram uma participação mais efetiva durante o processo de observação e a conquista da familiarização para os movimentos de rodas de conversa. Atenção às questões éticas foi essencial durante todo o caminho: na constituição das estratégias; na constante tomada de decisão por parte das crianças em relação à participação na pesquisa; na consciência da diferença geracional e da necessária circularidade de poder.

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Biografia do Autor

Fulvia de Aquino Rocha, Rede Municipal de Ensino, Salvador, BA, Brasil.

Pedagoga (UFBA); Mestre em Educação (UNEB); Doutora em Educação (FEUSP); Professora da educação básica; Integrante dos Grupos de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil (CIEI-FEUSP), Formacce Infância, Linguagens e Educação de Jovens e Adultos (FORINLEJA-UNEB).

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O artigo faz parte da publicação Quem está na escuta: diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças, organizada pelo Mapa da Infância Brasileira e coordenada pela Profa. Dra. Adriana Friedmann (2016).

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

de Aquino Rocha, F. (2024). “Você consegue passar por aí?” : a tessitura de uma metodologia de pesquisa etnográfica com crianças . Educação, 47(1), e45667. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45667

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisa em Educação: métodos e perspectivas de pesquisas na Educação Infantil