Modelagem matemática e conexões com o ensino de ciências
metodologia TPACK como ensaio para uma pedagogia humanizadora
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45562Palavras-chave:
Modelagem Matemática., Humanização., Ensino de Ciências.Resumo
Este artigo tem o objetivo de transcrever, sistematizar e teorizar uma prática em modelagem matemática, realizada com estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola pública do noroeste do Rio Grande do Sul e demonstrar conexões possíveis com o ensino de ciências da natureza. Assume-se o entendimento de que a aprendizagem requer conhecimentos interdisciplinares e procedimentos didático-metodológicos que permitam aos estudantes encontrarem sentido no que vão aprender, sendo fundamental, para isso, que o diálogo e a perspectiva humanizadora estejam no horizonte da ação docente. A pesquisa, de natureza fenomenológica, com abordagem experimental de análise descritiva e interpretativa, traz ao texto a base conceitual do Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) como alternativa para transformar as práticas pedagógicas e pensar em ‘pedagogias’ mais humanizadoras. Uma experiência em modelagem matemática é apresentada dentro do ensino de ciências para demonstrar as interfaces e a necessidade de conhecimentos subsunçores que deem sustentação a novas aprendizagens. O texto é um exercício de síntese e argumentação para demonstrar que a prática pedagógica necessita ser transpassada pela perspectiva harmonizadora, como condição para se pensar em novas ‘pedagogias’ para nossas escolas. Com engajamento e participação ativa no processo de modelagem matemática, os estudantes fortalecem a compreensão dos fundamentos científicos subjacentes, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
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