EJA, UNESCO e sociometabolismo da barbárie na crise capitalista
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45443Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, UNESCO, BarbárieResumo
Este artigo analisa as formulações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a Educação de Jovens e Adultos no contexto da crise estrutural do sistema do capital. Articula-se em torno da seguinte questão para análise: como as formulações da UNESCO acerca da Educação de Jovens e Adultos respondem aos processos de sociometabolismo da barbárie que expressam a intensificação da crise capitalista a partir de 2010? Tem por objetivos: identificar o significado do conceito formulado pela UNESCO de aprendizagem ao longo da vida no contexto do sociometabolismo da barbárie e delinear o lugar da Educação de Jovens e Adultos frente a formulações da UNESCO no que tange a este conceito. A Educação de Jovens e Adultos conflui, nas formulações da UNESCO, para um lugar de mediação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no capitalismo. O caráter ideopolítico dessa mediação revela mecanismos de alienação, de inculcação e de manipulação que preservam os processos de exploração, de dominação e de opressão sobre as condições de trabalho e de vida da classe trabalhadora.
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