O ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais

experiências e narrativas das alunas do Curso Normal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.45214

Palavras-chave:

formação inicial, docência, educação matemática

Resumo

Esta pesquisa contribuirá para discutir a importância da formação inicial ofertada na modalidade do Curso Normal, que tem por finalidade a formação de professores que atuarão nos anos iniciais. Nesse movimento, oportunizamos a escrita narrativa a fim de favorecer reflexões advindas das vivências no contexto escolar durante as intervenções de estágio nos anos iniciais. Nesse sentido, a escrita das narrativas resgata indicativos do ser professor, dos modos de ensinar e aprender matemática, as percepções sobre as relações entre os procedimentos metodológicos de ensino da matemática e a dicotomia entre a teoria e a prática no desenvolvimento de práticas pedagógicas no período de estágio. Assim, o objetivo desta investigação consiste em analisar as narrativas das normalistas em formação, abarcando as experiências no processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais numa perspectiva histórico-cultural. A pesquisa apresenta-se como sendo de abordagem qualitativa com características da pesquisa narrativa. Evidenciamos que a escrita reflexiva, por meio dos diários de bordo, possibilitou experienciar o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais, bem como os significados atribuídos ao que foi vivenciado no processo educativo durante o estágio de docência para a prática pedagógica enquanto futuras professoras.

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Biografia do Autor

Rafael Marques dos Santos, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santa Rosa, RS, Brasil.

Doutorando em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Pós-graduado em Ensino de Ciências e Educação Matemática no Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu. Professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Santa Rosa. Professor da Rede Estadual do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Laudelina Braga, Instituto Federal de Goiás, Uruaçu, GO, Brasil.

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora pedagoga da área de Educação no Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu.

Hedi Maria Luft, Faculdade de Balsas, Balsas, MA, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos-RS. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-RS. Professora da Faculdade de Balsas/ MA. Professora da rede municipal de ensino de Santa Rosa com atuação na Rede Estadual do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Marques dos Santos, R., Braga, L., & Maria Luft, H. (2023). O ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais: experiências e narrativas das alunas do Curso Normal. Educação, 46(1), e45214. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.45214

Edição

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