As novas tecnologias como instrumentos semióticos e culturais de aprendizagem

um olhar na perspectiva histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44803

Palavras-chave:

Teoria Histórico Cultural, Tecnologias, Instrumentos, Mediação

Resumo

Pesquisas atuais sobre o avanço das novas tecnologias vêm despertando largas reflexões e contendas sobre novos desenhos e/ou modalidades educacionais, bem como discussões sobre as transformações do papel do educador. Paralelamente, afloram questões sobre a aprendizagem mediada pelas tecnologias educacionais. Buscando elucidar tais questões, este estudo procurou compreender como os princípios da teoria histórico-cultural podem coadjuvar na prática docente frente à eclosão de novas ferramentas e instrumentos digitais no contexto educacional. Contempla-se, assim, um possível diálogo com os pressupostos da perspectiva histórico-cultural, incorporando os conceitos de instrumentos, mediação, aprendizagem e desenvolvimento, da teoria de Vigotsky, com as tecnologias digitais presentes no cotidiano educacional, se orientando, então, por esse viés teórico e metodológico, e com base em uma pesquisa bibliográfica de artigos que também buscam essa correlação. Destarte, esta pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, almejou buscar e analisar artigos que fazem essa articulação teórica entre os principais conceitos da perspectiva histórico-cultural com as novas tecnologias. Conclui-se que a teoria histórico-cultural pode contribuir nos estudos sobre o processo de mediação e de utilização dos instrumentos tecnológicos na educação, bem como uma possibilidade de aplicação dos pressupostos vigotskyanos para nortear a prática do professor no que se refere ao processo de instrumentalização, mediação, ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Gilmar dos Santos Sousa Miranda, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), Pouso Alegre, MG, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade São Francisco (USF/SP). Mestre e Pós-Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS/MG). Especialista em Educação a Distância e em Design Instrucional. Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, em Gestão de Riscos e Cibersegurança. Graduado em Informática pela Fatec e graduado (Licenciatura Plena) em Física pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG/MG).

Atílio Catosso Salles, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), Pouso Alegre, MG, Brasil.

Graduado em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), mestre e doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS/MG). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS. Coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da UNIVÁS.

Joelma  Pereira de Faria, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), Pouso Alegre, MG, Brasil.

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Eugênio Pacelli, mestra e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professora da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS/MG). Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIVÁS.

Márcio Pioli, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), Pouso Alegre, MG, Brasil.

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais — Campus Muzambinho/MG. Pós-Graduado em Processo de Ensino e Aprendizado pelo Centro Universitário Claretiano Batatais/SP. Mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá (MG) e doutor em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca/SP. Pós-Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS/MG), Pouso Alegre/MG.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

dos Santos Sousa Miranda, G., Catosso Salles, A., Pereira de Faria, J., & Pioli, M. (2023). As novas tecnologias como instrumentos semióticos e culturais de aprendizagem: um olhar na perspectiva histórico-cultural . Educação, 46(1), e44803. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44803

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