As novas tecnologias como instrumentos semióticos e culturais de aprendizagem
um olhar na perspectiva histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44803Palavras-chave:
Teoria Histórico Cultural, Tecnologias, Instrumentos, MediaçãoResumo
Pesquisas atuais sobre o avanço das novas tecnologias vêm despertando largas reflexões e contendas sobre novos desenhos e/ou modalidades educacionais, bem como discussões sobre as transformações do papel do educador. Paralelamente, afloram questões sobre a aprendizagem mediada pelas tecnologias educacionais. Buscando elucidar tais questões, este estudo procurou compreender como os princípios da teoria histórico-cultural podem coadjuvar na prática docente frente à eclosão de novas ferramentas e instrumentos digitais no contexto educacional. Contempla-se, assim, um possível diálogo com os pressupostos da perspectiva histórico-cultural, incorporando os conceitos de instrumentos, mediação, aprendizagem e desenvolvimento, da teoria de Vigotsky, com as tecnologias digitais presentes no cotidiano educacional, se orientando, então, por esse viés teórico e metodológico, e com base em uma pesquisa bibliográfica de artigos que também buscam essa correlação. Destarte, esta pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, almejou buscar e analisar artigos que fazem essa articulação teórica entre os principais conceitos da perspectiva histórico-cultural com as novas tecnologias. Conclui-se que a teoria histórico-cultural pode contribuir nos estudos sobre o processo de mediação e de utilização dos instrumentos tecnológicos na educação, bem como uma possibilidade de aplicação dos pressupostos vigotskyanos para nortear a prática do professor no que se refere ao processo de instrumentalização, mediação, ensino e aprendizagem.
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