O Grupo de Trabalho Psicologia da Educação nas reuniões da ANPEd Sudeste

um estudo a partir das pesquisas apresentadas de 2014 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44761

Palavras-chave:

ANPED, ANPED Sudeste, Psicologia da Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os aspectos que influenciaram no desenvolvimento do “GT 20 - Psicologia da Educação” nas reuniões da ANPEd Sudeste. Busca também identificar as temáticas e as bases teórico-metodológicas que são contempladas nas produções acadêmicas e divulgadas pelos trabalhos apresentados no período de 2014 a 2022. O método de trabalho visa: (a) contextualização histórica da constituição do GT 20 na ANPEd e a constituição do GT no âmbito regional Sudeste; (b) levantamento de informações das reuniões bianuais da ANPEd Regional Sudeste em que houve a participação do GT 20 - Psicologia da Educação; (c) apresentação do GT 20 e de cada uma das reuniões entre 2014 a 2022; (d) identificação e análise de fatores que influenciaram no desenvolvimento do GT 20 nas reuniões da ANPED Sudeste; e (e) análise das temáticas e das bases teórico-metodológicas contempladas nas produções acadêmicas e divulgadas pelos trabalhos. Como resultados são constatados fatores institucionais e específicos que contribuíram para o desenvolvimento GT 20, no período em análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), em São Paulo, SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), em São Paulo, SP, Brasil. Coordenadora do Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico. Membro do Grupo de Trabalho Psicologia da Educação da ANPED. Pesquisadora da Cátedra de Educação Básica Alfredo Bosi – IEA USP.

Marilene Proença Rebello de Souza, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), em São Paulo, SP, Brasil. Docente da Graduação e da Pós-Graduação e pesquisadora IC do CNPq. Coordenadora do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar. Membro do Grupo de Trabalho Psicologia da Educação da ANPEd. Membro da Academia Paulista de Psicologia, Cadeira no. 02, “Lourenço Filho”.

Referências

Bernardes, M. E. M. (Org.). (2019). Narrativas e Psicologia da Educação: Pesquisa e Formação. Terracota.

Leontiev, A. N. (1983). Actividad, conciencia y personalidad. Editorial Pueblo y Educación.

Marafon, G., Tortella, J. C. B., & Rocha M. S. (Orgs.). (2021). Escola e desenvolvimento Humano: contribuições da Psicologia da Educação. Pedro & João Editores, 1, 91-110. DOI: https://doi.org/10.51795/9786558695561

Placco, V. M. N. S. (1998/1999). O grupo de trabalho Psicologia da educação na ANPEd. Psicologia da Educação: Revista de Estudos Pós-graduados em Psicologia da Educação, 7/8, 155-157.

Schlindwein, L. M., Souza, M. P. R., Silva, L. H., Asbahr, F. S. F., & Nadaleto, C. (2006). Grupo de Trabalho Psicologia da Educação: uma análise da produção acadêmica 1998-2004). Psicologia da Educação, 22, 141- 160. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752006000100007&lng=pt&tlng=pt

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

Mattosinho Bernardes, M. E., & Proença Rebello de Souza, M. (2023). O Grupo de Trabalho Psicologia da Educação nas reuniões da ANPEd Sudeste: um estudo a partir das pesquisas apresentadas de 2014 a 2022. Educação, 46(1), e44761. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44761

Edição

Seção

Outros Temas