A estética da existência como fato educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44731

Palavras-chave:

educação, estética da existência, poder, liberdade

Resumo

Este ensaio propõe signifi car a estética da existência como fato educacional. A noção foucaultiana de estética da existência encontra a noção gadameriana de fato, conduzindo a contextos inquiridor, de suposição e expectativa educacionais, em via diversa à noção de modelos ideais convertidos em formas estandardizadas de existência. Defendemos educação sob as bases da estética da existência, condição para a construção de um projeto belo de si, constituindo a vida como uma obra de arte na perspectiva do comum e de preservação da condição humana. Tematiza-se, em perspectiva bibliográfica, a estética da existência como resposta às relações de poder na esfera da governabilidade, mas, também, como condição das relações de poder sob o critério da liberdade.

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Biografia do Autor

Mauricio João Farinon, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Joaçaba, SC, Brasil.

Doutor em Educação e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – mestrado e doutorado – da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), em Joaçaba, SC, Brasil.

Deise Cristiane de Luca, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), São Miguel do Oeste, SC, Brasil.

Mestra em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), em Pelotas, RS, Brasil. Doutoranda em Educação na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), em Joaçaba, SC, Brasil. Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), em São Miguel do Oeste, SC, Brasil.

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Farinon, M. J., & de Luca, D. C. (2023). A estética da existência como fato educacional. Educação, 46(1), e44731. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44731

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