Indicadores qualitativos da argumentação dialógica:
uma proposta em discussão
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43462Palavras-chave:
indicadores de qualidade, ensino de ciências, argumentação dialógicaResumo
A presente pesquisa movimentou-se em direção ao desenvolvimento da argumentação dialógica no ensino e na aprendizagem em Ciências. Com caráter teórico, o estudo reuniu e articulou referenciais que, analisados por meio da Análise Textual Discursiva, receberam nova conformação interpretativa, de elaboração própria. O delineamento proposto objetivou construir indicadores qualitativos para acompanhar o desenvolvimento da argumentação dialógica em aulas de Ciências. Destaca-se como questão de pesquisa a ser respondida: Que indicadores expressam o desenvolvimento da argumentação dialógica no ensino de Ciências? Resultaram como indicadores a serem valorizados na argumentação dialógica: a problematização do conhecimento; o incentivo à participação discente; a análise das informações iniciais emergentes; a solicitação e exploração de justificativas, contrapontos e objeções; a realização de encaminhamentos para continuidade do processo argumentativo; a sistematização das discussões; a reflexão sobre os processos; e a análise dos conhecimentos reconstruídos.
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