Educação sob um olhar antirracista na formação escolar da Amazônia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.36678Palavras-chave:
Discriminação étnica, Educação Antirracista, Jogos de CenasResumo
O objetivo desse texto é problematizar o trabalho desenvolvido sobre a temática racial em uma instituição pública de ensino na Amazônia, com foco na tensão entre o multiculturalismo funcional e a interculturalidade crítica. Os diálogos ficcionais dos jogos de cenas, inspirados na terapia desconstrucionista de Jacques Derrida e nos jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein, mostram que há diferentes maneiras de se trabalhar educação antirracista em sala de aula e que é importante compreender alguns conceitos sobre a temática para evitar, nos termos de Veiga-Neto (2003), o multiculturalismo bom-mocista, que mantém intactas as bases hierarquicamente racializadas da sociedade brasileira. Confrontar e discutir criticamente o racismo é responsabilidade de todos, especialmente dos envolvidos no processo de formação escolar e acadêmica.
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