A pedagogia do oprimido como referência para a EJA e para a educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33767

Palavras-chave:

Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido, EJA, Educação Popular.

Resumo

O artigo tem por objetivo problematizar porque a Pedagogia do oprimido é uma referência permanente para a educação popular e para a educação de jovens e adultos. A atualidade da obra foi analisada a partir de três dimensões: o popular na educação, o pensar crítico e a revolução cultural. As análises evidenciam que, apesar da educação de jovens e adultos estar longe de cumprir com seu papel reparador no Brasil, o caráter dialógico e humanizador da pedagogia freireana continua presente nas práticas pedagógicas. A Pedagogia do oprimido pode ser uma referência tanto como uma orientação ético-política quanto uma matriz teórico-prática.

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Biografia do Autor

Danilo R. Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS.

Doutor em Educação pela The State University of New Jersey, Rutgers, New Brunswick, NJ, Estados Unidos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Carolina Schenatto da Rosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS.

Mestre em Educação pela Universidade La Salle, Canoas/RS, Brasil. Doutoranda em Educação pela Unisinos, São Leopoldo, RS.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Streck, D. R., & da Rosa, C. S. (2019). A pedagogia do oprimido como referência para a EJA e para a educação popular. Educação, 42(3), 408–416. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33767

Edição

Seção

Dossiê - ALFAEEJA

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