A Função do educador na creche sob a abordagem psicanalítica
Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.32010Palavras-chave:
bebê, creche, psicanálise, educação, linguagemResumo
A creche é um espaço privilegiado para o desenvolvimento infantil e envolve questões sobre a separação mãe-bebê. O educador que atua na creche vivencia alguns conflitos sobre a maternagem dos bebês. Diante disso, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, entre os anos de 2002 e 2016, com o objetivo de apresentar a contribuição dos conceitos psicanalíticos para definir a função do cuidador/educador na creche. Quatorze publicações, que se enquadram nas questões da presente pesquisa, foram utilizadas como referência. A maioria dos estudos analisados destacaram a importância da primeira infância na constituição do aparelho psíquico a partir dos conceitos psicanalíticos fundantes. Sendo assim, infere-se que o cuidador/educador na creche é um mediador na constituição psíquica do bebê, inserindo a criança no campo da linguagem e operando na função materna e paterna.
Downloads
Referências
Bogéa Borges, I. (2010). Primórdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1(1), n. 1, p. 73-93, 2010. CF Brasil
Brandão, D. (2012). Educador de creche e constituição subjetiva de bebês: uma articulação [Apresentação de Trabalho]. In Proceedings of the 9th retratos do mal-estar contemporâneo na educação (pp.1-10). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. http://www.proceedings.scielo.br/pdf/lepsi/n9/a01n9.pdf.
CF Brasil. (1988). Emenda Constitucional de 1988.
de Lemos, M. (2002). A Língua Que Me Fala: Uma Análise dos Estudos em Aquisição da Linguagem. Mercado Das Letras.
de Souza Dias, I. (2010). A relação educadora-bebê: Laços possíveis [Dissertação de mestrado]. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://hdl.handle.net/10183/24819
Fischer Bernardino, L., & Kamers, M. (2003). A creche e o brincar: alternativas para a educação no primeiro ano de vida. Estilos da Clínica, (15), 48-57. de, Julho/Dezembrode, 5-14. https://doi.org/10.20396/cel.v33i0.8637091Elia, L. (2010). O conceito de sujeito (3rd ed.). Zahar.
Fernandes, S. A. (2012). A escuta e as palavras nos anos iniciais da vida: diálogos entre os bebês, a psicanálise e a educação infantil [Dissertação de mestrado]. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. http://hdl.handle.net/123456789/591
Ferreira, T. (2000). A escrita da clínica: psicanálise com crianças (2nd ed., p. 141). Belo Horizonte: Autêntica.
Fischer Bernardino, L., & Kamers, M. (2003). A creche e o brincar: alternativas para a educação no primeiro ano de vida. Estilos da Clínica, (15), 48-57.
Flach, F. (2006). Educação Infantil: A educação e o cuidado enquanto espaços de subjetivação [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://hdl.handle.net/10183/8343
Flach, F., & Orgler Sordi, R. (2007). A educação infantil escolar como espaço de subjetivação. Estilos da Clínica, 12(22), 80-99.
Freud, S. (1988). O ego e o id (José Octavio de Aguiar Abreu, Trad.). In J. Salomão (Dir. geral), Edição Standard Brasileira das Obras psicológicas completas de Sigmund Freud (2 ed., Vol. 19, pp. 33-40). Rio de Janeiro, Brasil: Imago. (Trabalho original publicado em 1923).
Freud, S. (1988). Projeto para uma psicologia científica (José Octavio de Aguiar Abreu, Trad.). In J. Salomão (Dir. geral), Edição Standard Brasileira das Obras psicológicas completas de Sigmund Freud (2 ed., Vol. 1, pp. 385-529). Imago. (Trabalho original publicado em 1950).
Guimarães de Lemos, C. (1997, Julho/Dezembro). Native speaker’s intuitions and metalinguistic abilities: what do they have in common from the point of view of language acquisition?. Cadernos de Estudos Linguísticos, (33), 5-14. https://doi.org/10.20396/cel.v33i0.8637091
Merlo, Á. R. C. (2006). A psicodinâmica do trabalho dos analistas de informática [Apresentação de Trabalho]. In Sei, M. B.; Reis, M. E. B. T. (Orgs.), Psicologia & informática: Produções do III. Psicoinfo, II. Jornada do NPPI (pp. 10-19). Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, São Paulo, Brasil. https://bit.ly/399zImG
Kupfer, M., Cavagionni, A., & Anconi, A. (2012). As posições discursivas dos educadores de creche e seus efeitos nas práticas com bebês [Apresentação de tTrabalho]. In Proceedings of the 9th retratos do mal-estar contemporâneo na educação (pp.1-12). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. http://www.proceedings.scielo.br/pdf/lepsi/n9/a46n9.pdf
Lacan, J. (1964). O Seminário, Livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise (2nd ed.). Jorge Zahar Editor.
Maia, S. (2011). Artesã do desejo: A função das educadoras da creche na constituição subjetiva de bebês [Dissertação de mestrado]. Universidade Estadual de Londrina.
Mariotto, R. (2007). A função do educador de creche no desenvolvimento e na subjetivação de bebês [Apresentação de trabalho]. In Anais do VII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, Curitiba, PR, Brasil.
Marcolino Galli, J. (2013). A relação memória-linguagem nas demências: abrindo a caixa de pandora [Tese de doutorado]. LAEL/PUC-SP.
Meireles, F. (2013). Desenvolvimento Infantil: Um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas [Monografia de Trabalho de Conclusão de Curso]. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Monteiro, E. (2005). Sobre uma especificidade do ensino da Psicanálise na universidade: A formação de educadores [Tese de doutorado]. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Pereira, K. (2012). A que papel o professor de educação infantil vem sendo convocado? Aspectos do desenvolvimento da criança frente à escolarização [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Schultz, L. (2002). A criança em situação de berçário e a formação do professor para a educação infantil [Tese de doutorado]. Universidade Estadual Paulista.
Sommerhalder, A. (2010). A educação e o cuidado da criança: O que advogam os documentos políticos do ministério da educação para a educação infantil? [Tese de doutorado]. Universidade Estadual Paulista.
Souza, A.O. (2014). A inserção de bebês na creche e a separação como operador simbólico [Dissertação de mestrado]. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.