A Função do educador na creche sob a abordagem psicanalítica

Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.32010

Palavras-chave:

bebê, creche, psicanálise, educação, linguagem

Resumo

A creche é um espaço privilegiado para o desenvolvimento infantil e envolve questões sobre a separação mãe-bebê. O educador que atua na creche vivencia alguns conflitos sobre a maternagem dos bebês. Diante disso, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, entre os anos de 2002 e 2016, com o objetivo de apresentar a contribuição dos conceitos psicanalíticos para definir a função do cuidador/educador na creche. Quatorze publicações, que se enquadram nas questões da presente pesquisa, foram utilizadas como referência. A maioria dos estudos analisados destacaram a importância da primeira infância na constituição do aparelho psíquico a partir dos conceitos psicanalíticos fundantes. Sendo assim, infere-se que o cuidador/educador na creche é um mediador na constituição psíquica do bebê, inserindo a criança no campo da linguagem e operando na função materna e paterna.

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Biografia do Autor

Hellen Terluk Gnatta, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR

Especialista em Teoria Psicanalítica e Práticas Institucionais em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em Ponta Grossa, PR, Brasil.

Juliana Marcolino-Galli, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, PR

Mestre em Psicologia Clínica com ênfase em psicanálise pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Diretora do departamento de Psicologia e Professora na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), em Irati, PR, Brasil.

Cléa Maria Ballão, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, PR

Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná. Mestre em Psicologia Clínica com ênfase em Psicanálise, UFPR-PR; Docente do Departamento de Psicologia, UNICENTRO

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Publicado

2020-07-16

Como Citar

Gnatta, H. T., Marcolino-Galli, J., & Ballão, C. M. (2020). A Função do educador na creche sob a abordagem psicanalítica: Uma revisão integrativa. Educação, 43(2), e32010. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.32010

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