Abordagem disposicional como ferramenta para compreender o subcampo da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.31745

Palavras-chave:

disposições, pesquisa em educação, habitus, campo científico

Resumo

Este artigo propõe compreender aspectos da pesquisa em Educação no Brasil a partir do conceito de disposições, verificando-as em depoimentos de líderes de grupos de pesquisa. A abordagem se dá a partir da sociologia crítica, com base no arcabouço teórico desenvolvido por Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. O material empírico é composto por entrevistas, cujo conteúdo foi categorizado através de análise qualitativa. Há evidências de disposições alinhadas àquilo que a literatura sociológica identifica como propriedades gerais do campo científico, como a competência para operar o ludus e a apetência e a competência para a interlocução. Ao mesmo tempo, emerge um conjunto de elementos que indicam disposições particulares ao subcampo da Educação, aqui caracterizadas como apetência para a intervenção socioeducacional. Tal característica, associada a ideias de emancipação e mudança social, pode ser reconhecida como uma das particularidades que compõe a singularidade da pesquisa educacional dentro do campo científico.

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Biografia do Autor

Célia Elizabete Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Bernardo Sfredo Miorando, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; bolsista de desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e pós-doutorando na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Ricardo Cortez Lopes, Faculdade CMB, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; coordenador de Aprendizagem na Faculdade CMB e professor conteudista em cursos superiores de Ciências Sociais, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Vinicius Foletto Bevilaqua, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Caregnato, C. E., Miorando, B. S., Lopes, R. C., & Bevilaqua, V. F. (2021). Abordagem disposicional como ferramenta para compreender o subcampo da Educação. Educação, 44(1), e31745. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.31745

Edição

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